5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Procurador do ES assume como desembargador no TRF-2

É um marco histórico no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) a posse do procurador do Espírito Santo como desembargador. Pela primeira vez, um membro da Procuradoria da República no Espírito Santo assume um cargo na corte que atende tanto o estado capixaba quanto o Rio de Janeiro. Além disso, ele é o segundo homem negro a ser nomeado desembargador federal, seguindo os passos de Benedito Gonçalves, agora ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Continua após a publicidade

Julio de Castilhos ocupa um lugar reservado ao quinto constitucional para procurador da República, após a aposentadoria da desembargadora federal Vera Lúcia Lima. Foi o candidato mais votado pelo Plenário do TRF-2 para compor a lista tríplice do Ministério Público Federal em maio.

Na cerimônia de posse, o magistrado manifestou gratidão às autoridades presentes, aos colegas e à sua família, referindo-se a todos como os “gigantes” que o apoiaram ao longo de sua carreira jurídica.

Continua após a publicidade

Marcaram presença na ocasião importantes autoridades do TRF-2, STJ, Conselho Nacional de Justiça, TRF-4, Procuradoria Regional da República na 2ª Região, Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Procuradoria-geral do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Espírito Santo e outros órgãos oficiais.

Carreira no Ministério Público e Defesa de Comunidades

Ao longo de 20 anos no Ministério Público Federal, Julio de Castilhos se destacou pela defesa de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas. Um dos momentos cruciais de sua carreira foi a proposta de 2009 que levou à condenação do poder público por danos morais coletivos contra uma comunidade quilombola em Conceição da Barra.

Além disso, Castilhos participou de iniciativas com comunidades indígenas em Tabatinga, Porto Seguro e Aracruz.

Nascido no Rio de Janeiro e vivendo há 20 anos no Espírito Santo, atuou como palestrante e instrutor em temas relevantes como racismo estrutural, igualdade racial, e direito ambiental. Sua atuação como coordenador da Comissão “RAÇA” na ANPR e conselheiro do Conselho Penitenciário do Estado do Espírito Santo é notável, sendo reconhecido com o título de Cidadão Espírito-Santense e a Comenda Ordem do Mérito Jerônimo Monteiro.

Contribuições nas Áreas Criminal e Eleitoral

Na sua trajetória, Castilhos teve um papel fundamental nas áreas criminal e eleitoral. Atuou como coordenador de ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), e foi laureado com o Prêmio República na categoria Criminal pela Operação Crupiê, que desmantelou um esquema de evasão de divisas.

Ele também é notável por ser o primeiro procurador negro a liderar tanto a Procuradoria da República no Espírito Santo quanto o Ministério Público Eleitoral do estado.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
23ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.06 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Review – Raquete Angell React Pro 99

Reinaldo Olecio

Leia também