Os pneus de chuva na Fórmula 1 muitas vezes são vistos em ação apenas por curtos períodos, principalmente devido à questão da visibilidade. Em situações de chuva intensa, a quantidade de água nas pistas cria desafios significativos, muitas vezes levando à entrada de safety cars ou à interrupção das corridas com bandeiras vermelhas. Embora a FIA tenha tentado reduzir a dispersão de água com os carros atuais, a visibilidade ainda se mantém como a principal preocupação para os pilotos nessas condições. Testes, como os que tentaram usar coberturas nas rodas, não conseguiram resolver completamente este problema.
Desempenho dos Pneus de Chuva
O desempenho dos pneus de chuva também tem sido questionado. Pilotos como Max Verstappen preferem utilizar pneus intermediários pelo maior tempo possível, mesmo em condições adversas, devido a um melhor desempenho. A Pirelli, fabricante dos pneus, está em busca de melhorar o ‘ponto de transição’ dos pneus intermediários para os de chuva, visando uma diferença de desempenho mais próxima ao que é ideal.
Desafios do Desenvolvimento
Mário Isola, da Pirelli Motorsport, explicou que a atual geração de pneus de chuva sofre com a falta de aderência nas curvas, problema associado ao desenho dos blocos na banda de rodagem. O aquecimento excessivo causado pelo movimento desses blocos reduz o desempenho dos pneus. Modificações na construção e composição dos pneus de chuva estão sendo avaliadas para 2026, buscando superar esses desafios de tração.
Limitações dos Testes
Outro obstáculo significativo é a falta de ambientes adequados para testar os pneus de chuva. A Pirelli está ajustando seus protocolos de teste para integrar ensaios com pneus de chuva quando as condições climáticas permitirem, mas a ausência de circuitos com carga elevada torna o desenvolvimento ainda mais complicado.






