A Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), através da Rede Alyne, concluiu recentemente uma série de capacitações nos 15 municípios que integram a Região Central de Saúde. O objetivo foi qualificar os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação às atualizações nas políticas de saúde materna e infantil.
A capacitação focou em três áreas principais: a nova política da Rede Alyne (Portaria nº 5.350, de 12 de setembro de 2024), a Lei do Parto Livre (Lei nº 12.194, de 30 de julho de 2024) e a Nova Estratificação de Risco do Pré-Natal. As atualizações incluem o Protocolo de Interrupções Eletivas da Gestação e o encaminhamento de gestantes de alto risco na Região Central. As capacitações foram realizadas em parceria com os municípios.
Componentes da Portaria da Rede Alyne
Durante as sessões, seis componentes da Portaria da Rede Alyne foram destacados: Pré-Natal; Parto e Nascimento; Puerpério e Atenção Integral à Criança; Sistema Logístico; Sistema de Apoio; e Sistema de Governança, destacando a importância do fortalecimento das ações da Atenção Primária, conforme a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
Orientações e Valorização das Consultas de Enfermagem
Durante as capacitações, enfatizou-se a importância das consultas de enfermagem, previstas nos protocolos de assistência, e o incentivo à elaboração do Plano de Parto, instrumento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde a década de 1980 e agora incorporado pelas novas diretrizes nacionais.
A superintendente regional de saúde de Colatina, Kamila Roldi, ressaltou a importância dessas ações. “A capacitação é fundamental para fortalecer uma rede de cuidado cada vez mais qualificada e humanizada. Estamos alinhando os profissionais às mudanças na legislação e reforçando o papel estratégico da Atenção Primária no acompanhamento das gestantes, fortalecendo o protagonismo das mulheres nas decisões sobre o parto e garantindo maior segurança em todo o processo do pré-natal ao pós-parto”, afirmou Kamila Roldi.






