sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Estudo relaciona consumo elevado de sal ao aumento do risco de dermatite atópica

Pesquisas recentes indicam uma forte ligação entre a ingestão excessiva de sal e o aumento no risco de dermatite atópica, uma condição inflamatória da pele que se caracteriza por coceira e lesões. O estudo, conduzido por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foi publicado na revista Jama Dermatology e sugere que uma dieta rica em sódio pode impactar negativamente a saúde da pele.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores analisaram amostras de urina de 215.832 adultos, com idades entre 30 e 70 anos, durante um período de 24 horas. A pesquisa revelou que cada grama adicional de sódio na dieta está correlacionada a um aumento de 11% no risco de desenvolvimento da dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico.

Além do aumento no risco de novos casos, o estudo observou que uma dieta mais salgada eleva em 16% a chance de uma pessoa ter um episódio ativo da doença, que se alterna entre períodos de remissão e crises, com sintomas como lesões avermelhadas, descamação e coceira intensa.

Continua após a publicidade

Outra descoberta significativa foi que uma dieta com um grama extra de sódio por dia (equivalente a cerca de meia colher de chá de sal) foi associada a um aumento de 22% na probabilidade de um indivíduo ter um episódio ativo de eczema. Os pesquisadores identificaram que o sódio se acumula na pele, podendo provocar processos inflamatórios, que agem como um gatilho para crises de dermatite atópica.

Os resultados deste estudo abrem novas direções para investigações futuras, embora especialistas apontem que a relação entre dieta e dermatite atópica ainda precisa ser melhor compreendida. Dermatologistas destacam a importância de considerar outros fatores que influenciam a condição, como uso de hidratantes, temperatura da água durante os banhos e ingestão de água.

Para aqueles que sofrem de dermatite atópica, cuidados diários são essenciais. Recomenda-se evitar banhos longos e quentes, utilizar sabonetes suaves, evitar o uso de buchas e manter a pele bem hidratada com produtos sem fragrâncias. Além disso, é importante reforçar a hidratação com a ingestão de água, evitar roupas feitas de lã e tecidos sintéticos e minimizar a exposição a estressores, poluição e produtos químicos com perfume.

A dermatite atópica é uma condição crônica, frequentemente associada a fatores genéticos, podendo coexistir com outras condições alérgicas, como rinite e asma. O quadro ocorre devido à alteração na barreira cutânea, que ajuda a manter a hidratação e protege a pele contra agentes irritantes e patógenos.

O manejo da dermatite atópica envolve cuidados diários da pele e pode incluir o uso de antibióticos, corticoides tópicos e imunomoduladores para controlar a inflamação. Além disso, medicamentos anti-histamínicos e imunossupressores também podem ser utilizados, conforme recomendado por profissionais de saúde.

 

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:01 am
Anoitecer
06:22 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.92 km/h
28/12
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
27ºC
29/12
Dom
Mínima
23ºC
Máxima
27ºC
30/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
31/12
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Ulisses Mantovani

Então é Natal!

Leia também