Estudo revela que o bullying impacta negativamente o desempenho de alunos em avaliações escolares. O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado no dia 4 de outubro, apontou que estudantes brasileiros vítimas de bullying tiveram notas até 72 pontos inferiores em comparação aos que nunca relataram experiências desse tipo.
Definição de Bullying
O bullying refere-se a atos de violência intencional, física ou psicológica, que ocorrem de forma repetitiva. O objetivo dessa prática é intimidar ou agredir a vítima, criando um desequilíbrio de poder. Isso pode envolver xingamentos, isolamento social, insultos e até agressões físicas, ocorrendo tanto nas escolas quanto em ambientes digitais.
Resultados do Estudo no 4º Ano
No âmbito do Timss, que avalia o conhecimento em matemática e ciências de alunos do 4º e 8º anos do ensino fundamental, 24% dos estudantes do 4º ano relataram sofrer bullying. Esses alunos apresentaram médias de 368 pontos em matemática e 387 pontos em ciências, classificando-se abaixo do nível considerado minimalmente aceitável, que é de 400 pontos. Em contraste, 48% dos alunos que indicaram nunca ou quase nunca terem sido vítimas de bullying alcançaram médias de 427 e 459 pontos, respectivamente.
Avaliação no 8º Ano
Os resultados no 8º ano mostraram que 23% dos alunos também relataram sofrer bullying. Nesta faixa etária, os estudantes vítimas obtiveram uma média de 384 pontos em ciências e 346 pontos em matemática. Em oposição, 43% dos alunos que não enfrentaram situações de bullying alcançaram médias de 446 pontos em ciências e 403 pontos em matemática.
Contexto Legal
A Lei 13.185/2015 no Brasil estabelece que o combate ao bullying é uma responsabilidade das instituições de ensino, que devem adotar medidas de conscientização e prevenção. Essa legislação visa assegurar um ambiente escolar seguro e livre de violência e intimidação.
Sobre o Estudo Timss
Desde 1995, o Timss é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) e proporciona comparações de desempenho entre países. O Brasil aderiu ao estudo em 2022, com sua primeira aplicação realizada entre agosto e setembro de 2023, envolvendo 44.900 estudantes, além de 904 professores de matemática e 916 de ciências.
Os resultados do Timss indicam que mais da metade dos estudantes brasileiros não possui conhecimentos básicos em matemática e que mais de um terço apresenta déficits similares em ciências, situando o país abaixo da média internacional nas referidas áreas.








