A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (3) a Operação Lobos II, que desarticulou um grupo de criminosos que utilizava a darkweb para a difusão de material de abuso sexual infantil no Brasil e em diversas partes do mundo. No Espírito Santo foram cumpridos dois mandados de busca, um na Serra e outro em Vila Velha, sendo que uma pessoa foi presa em flagrante.
Um homem de 35 anos foi preso em flagrante pelo armazenamento de material sexual infantil em seu computador. O Superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas, falou sobre a operação. Veja:
Iniciando no ano de 2016, a Polícia Federal estabeleceu parcerias com forças policiais de diversos países, com o objetivo de identificar indivíduos que se utilizavam da darkweb para difundir material de abuso sexual infantil. Os criminosos atuavam mediante divisão de tarefas com o objetivo de produzir e realizar a difusão de imagens, fotos e comentários acerca de abuso sexual de crianças e adolescentes e, ainda, alimentar a demanda por esse tipo de material.
Uma das pessoas que foram presas utilizava a deepweb para hospedar e gerenciar cinco dos maiores sites de abuso sexual infantil de toda a rede mundial de computadores. Os sítios e fóruns da darkweb eram divididos por temática, com imagens e vídeos de abuso sexual de crianças de 0 a 5 anos, abuso sexual com tortura, abuso sexual de meninos e abuso sexual de meninas.
Os sites eram utilizados por mais de dois milhões de usuários, em todo o mundo, para postar, adquirir e retransmitir materiais relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes, dando a dimensão da necessidade do enfrentamento aos principais fomentadores deste tipo de conduta delituosa.









