Nesta semana, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) realizou o Seminário de Aperfeiçoamento em Segurança Residencial, no auditório da Prefeitura de Vitória, tendo como objetivo que mais de mil porteiros e síndicos da capital recebam orientações para diminuir casos de assaltos e roubos nos prédios ou mesmo na frente dos edifícios, além de outros crimes.
As orientações se fazem necessárias para que haja um preparo para enfrentar acontecimentos como o desta quarta-feira (24), quando a Guarda Civil de Vitória prendeu um suspeito de furto de bicicleta em um condomínio localizado em Jardim da Penha. A prisão aconteceu após o acionamento dos agentes por populares, que avistaram o indivíduo pulando o muro para o interior do prédio, e na sequência pulou novamente, desta vez com o veículo.
A abordagem do suspeito foi realizada pela guarda municipal. Um dos intuitos de levar as informações aos síndicos e porteiros é estabelecer um canal direto com a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), por meio do aplicativo WhatsApp, para facilitar o contato e as ações dos grupamentos de Proteção Comunitária e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
“Vamos estabelecer essa parceria inovadora para continuar reduzindo os índices criminais da cidade. Queremos dialogar e receber informações para munir nosso setor de Inteligência, contribuindo com o trabalho dos agentes de rua para efetuar prisões”, disse o comandante da GCMV.
As próximas turmas do seminário serão nas seguintes datas:
2° Dia: 26/11 (sexta-feira), às 09h;
3° Dia: 30/11 (terça-feira), às 09h;
4° Dia 03/12 (sexta-feira), às 09h;
5° Dia 07/12 (terça-feira), às 09h;
6° Dia 10/12 (sexta-feira), às 09h.