No já longínquo mês de novembro, enquanto a Copa do Mundo corria solta pelos gramados do Qatar, uma outra competição determinava no Brasil quem tinha a melhor West Coast IPA.
E neste copo, a campeã foi a Split, da cervejaria mineira Koala San Brew, de Nova Lima, no mesmo dia em que a Arábia Saudita vencia a Argentina na Copa do Mundo (coincidência?).
Promovido pela Hop Growers of America (HGA), uma organização comercial sem fins lucrativos que tem como principal objetivo apoiar o produtor americano de lúpulo, o HGA Best Brazilian Craft Beer 2022 – Melhor Cerveja Artesanal Brasileira 2022 teve dez cervejarias entre as finalistas: as paulistas Tarantino, SatirusBrewery e Leuven; a paranaense Alright Brewing; a carioca Three Monkeys; as gaúchas Narcose e 4 Árvores; a catarinense Lohn Bier; e a mineira Zalaz, além da Koala.
Cada uma das cervejarias recebeu da HGA 40 kg de quatro variedades de lúpulo americano para usar da melhor forma. O concurso, realizado às cegas, contou com um júri formado por dez profissionais do setor.
“Em 2022 definitivamente celebramos esse estilo da costa oeste dos Estados Unidos. As West Coasts formaram o alicerce e a base do que somos hoje, como cervejeiros e cervejaria”, postou a Koala nas redes sociais.
O estilo West Coast IPA é conhecido por seu amargor mais acentuado e aromas mais cítricos —a Split tem 7,2% de álcool. A Koala lançou mais de dez rótulos do estilo ao longo do ano que termina.