Ministério da Justiça divulga campanha contra telemarketing abusivo

Um canal específico para denunciar empresas de telemarketing foi criado, nesta quarta-feira (20), pelo Ministério da Justiça. O meio busca denunciar o abuso e a insistências de operadoras. Reclamações serão analisadas e as consequências podem seguir de processos administrativos.

Continua após a publicidade

Nesta semana, 180 empresas foram notificadas a suspender imediatamente as chamadas para ofertas de produtos e serviços feitas sem que o consumidor concordasse, a multa estimulada chega a R$ 13 milhões. A campanha criada que busca combater o abuso foi nomeada de “Atenda, Identifique e Denuncie”.

As pessoas que forem incomodadas por empresas de telemarketing sem sua permissão devem preencher um formulário no site para denúncias, contendo data da chamada, o número da ligação, o nome da organização de telemarketing ou da empresa que representa. Para complementar, é preciso dizer se houve ou não o consentimento para a ligação de oferta de serviços e produtos.

Continua após a publicidade

Em um tweet feito pelo ministro, o órgão afirma que o canal de denúncias conta com formulário enviado direto à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e tem o objetivo de identificar “empresas que continuam a realizar ligações de marketing abusivo”, sem detalhar os critérios que definem o abuso.

Com supervisão de Leonardo Sales.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
23ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
26/06 - Sex
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.73 km/h

Média
22ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
AMANHÃ
27/06 - Sáb
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:11 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.21 km/h

Cansaço crônico, choque geracional e outros desafios da “Geração Sanduíche”

Fabrício Costa

Leia também