É hoje!! O segundo e decisivo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é neste domingo (20) e, para muitos significa o fim de um ciclo e o início de outro. Além de dominar o conteúdo, os quase 3,4 milhões de candidatos inscritos que farão a avaliação também têm outras preocupações, como horários, duração do teste, o que podem levar e documentação necessária para acessar os locais de prova.
As dicas são simples e passam por manter a calma, dormir oito horas, um café da manhã reforçado. Nada de passar o olho em fórmulas ou aulas online. “O momento agora é relaxar, conversar com os amigos e familiares e chegar no local da prova com uma hora de antecipação”, afirma o professor Rômulo Picardi, com 18 anos de experiência em cursinhos preparatórios.
Neste domingo (20), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Todos devem estar cientes, com antecedência, onde farão o Enem. E o estudante deve portar um documento oficial com foto, além do cartão de inscrição da prova. Lembrando que não é aceita a carteira de trabalho digital.
A prova terá 5h de duração, meia hora a menos que no primeiro domingo. O tempo de realização do exame é menor pois, desta vez, não tem a redação dissertativa-argumentativa. É permitido levar uma garrafinha com água e pacote de biscoitos, frutas e outros alimentos leves.
O celular deve ser evitado, já que mesmo desligado, ele pode despertar com algum alarme e eliminar o candidato.