A mensagem dá ordens sobre como os motoristas e motociclistas devem circular no bairro Serra Dourada III, no município da Serra. Assim como em locais onde o crime domina em grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro, a regra é andar com o vidro do carro abaixado e com a luz interna do veículo ligada durante o período noturno.
A ideia é que seja mais fácil a identificação de quem está no interior do automóvel. Mas o ordenamento parte dos criminosos que dominam a região. De acordo com o comunicado, o regimento é para “facilitar as coisas”.
“Lanchonetes dos bairros vizinhos, entendemos que vocês não têm nada haver (sic), mais alguns motoboy está passando no bairro para olhar e informar os alemão para vim dar baque. Deixamos avisado que está proibido motoboy de Serra Dourada I, II e Novo Porto Canoa passar aqui no bairro”, alerta um comunicado supostamente enviado por criminosos de Serra Dourada III aos moradores.
Uma moradora do bairro Serra Dourada II, que preferiu não se identificar, disse que por conta do clima de violência, o encontro na igreja foi cancelado na noite desta segunda-feira (12). “Falaram que ontem teve um toque de recolher. Cancelaram os encontros lá na igreja por causa disso. Não tinham ninguém nas ruas”, conta.
Procurado pela reportagem do MovNews, o presidente da Associação de Moradores de Serra Dourada III, Ruzival Alves, disse ter visto o comunicado, mas não observou ainda na prática a proibição imposta pela organização criminosa.
“Até onde eu sei, eles não estão proibindo, não. Eles pediram para entrarem com a viseira suspensa. Até mesmo porque não tem como proibir, pois o bairro é aberto. Não estão seguindo esse protocolo”, comenta o representante.
De acordo com a Polícia Militar, o policiamento foi reforçado devido aos últimos acontecimentos na região. Um ponto base e operação de saturação também foram instalados nesta terça-feira (13). Ninguém foi detido e nada foi apreendido.
Para o representante dos moradores da região, o bairro vive uma fase tranquila. Segundo ele, os pontos mais críticos estão localizados em outras áreas limítrofes.
“Sou até suspeito para falar disso. Para mim, o bairro é tranquilo. Foi ter esse BO agora. Mas em vista a outros bairros, é normal. Nada comparado a Planalto Serrano. A questão é que tem moradores que gostam de denegrir a imagem do bairro”, afirma Ruzival.
Mas se o recado for verídico, situações de violência podem ressurgir. O texto deixa clara a intenção dos criminosos: “Já sabemos quem são vocês. Estamos só esperando passar para ficar de exemplo”, diz a mensagem.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







