Um ônibus do transporte coletivo, um carro de passeio totalmente danificado, dezenas de feridos e muita gritaria. A cena pode até assustar quem vê de primeira. Mas, nesse caso, tudo não passou de uma simulação.
Profissionais do Serviço de Atenção Médica de Urgência (Samu), do Corpo do Bombeiros e da Guarda de Trânsito realizaram um treinamento aberto ao público na manhã desta sexta-feira (26) no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Foram mais de 100 profissionais das forças de socorro e segurança envolvidos na simulação.
O objetivo, além de realizar o treinamento de quem atende às ocorrências, é alertar as pessoas sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito.
Na simulação, as vítimas foram 30 estudantes de cursos técnicos de enfermagem. Para os alunos, ver de perto como todos os procedimentos acontecem é uma experiência que gera um grande ganho profissional.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apenas de janeiro até a primeira quinzena de maio deste ano, o Samu realizou 5.097 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, representando um aumento de 22% no número absoluto de atendimento a acidente comparado ao mesmo período do ano passado.
A professora Gilmara Santos, que dá aula sobre ética na enfermagem, alerta para a necessidade de dar atenção integral ao socorro das vítimas. Fazer fotos e filmagens não é o momento.
“Primeiro a gente tem que resguardar a vida. Deixa a filmagem para depois. Não é nem o ideal ficar divulgando a imagem da pessoa, pois não se sabe nem quem está vendo ela do outro lado. Poderia ser um parente meu dentro do ônibus. Já pensou se perco tempo filmando?”, disse a professora.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







