Cuidado e atenção, seja dentro ou fora de casa é importante estar atento às movimentações da criançada. O reforço de cuidados para evitar acidentes com energia elétrica, por exemplo, é uma das ações indispensáveis para cuidar dos pequenos.
Em 2020, o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica registrou 66 mortes em todo o país. Em 2021 os indicadores baixaram para 61 mortes e chegaram a 55 no ano passado.
Em relação aos números de 2022, ocorreram 13 acidentes fatais com crianças entre 0 e 5 anos. Outras 13 mortes foram computadas na faixa etária dos 6 aos 10 anos. Já os jovens entre 11 e 15 anos correspondem ao maior número de fatalidades, com 29 registros.
Diante deste cenário a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, destaca algumas orientações de segurança para dentro de casa. Uma delas é a atenção especial para as instalações internas dos imóveis. É importante manter em dia a manutenção da fiação e equipamentos elétricos, além disso evitar excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada ou ligações improvisadas.
É válido lembrar ainda que o uso do celular e tablet ligado na tomada é um risco à vida, já que pode provocar incêndio ou choque. Fios e equipamentos elétricos ligados devem estar sempre longe do alcance das crianças, assim como as tomadas protegidas.
Leia também:
Escolas de Vila Velha trocarão sirenes por músicas para não incomodar alunos autistas