A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) enviou, neste sábado (02), ao espaço o seu primeiro observador solar, nomeado de Aditya-L1. A agência espacial indiana conseguiu realizar um lançamento de sucesso, aproximadamente às 3h20 da manhã, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota.
A sonda Aditya-L1, pesando cerca de 1.480 kg, foi enviada a bordo do Veículo Lançador de Satélite Polar (PSLV), posicionando-a corretamente na órbita baixa da Terra (LEO, de Low Earth Orbit). Ela ficará na mesma região durante algum tempo, mas após uma série de processos, usará seu sistema de propulsão para viajar até o Ponto de Lagrange 1 (L1).
“Após o sucesso do Chandrayaan-3, a Índia continua sua jornada espacial. Parabéns aos nossos cientistas e engenheiros da @isro pelo lançamento bem-sucedido da primeira missão solar da Índia, Aditya -L1.
Os nossos incansáveis esforços científicos continuarão a fim de desenvolver uma melhor compreensão do Universo para o bem-estar de toda a humanidade”, disse o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no X, antigo Twitter.
After the success of Chandrayaan-3, India continues its space journey.
Congratulations to our scientists and engineers at @isro for the successful launch of India’s first Solar Mission, Aditya -L1.
Our tireless scientific efforts will continue in order to develop better…
— Narendra Modi (@narendramodi) September 2, 2023