Como diria Emicida em uma das suas canções: “Quem tem um amigo tem tudo, se o poço devorar, ele busca no fundo. É tão dez que junto todo stress é miúdo, é um ponto pra escorar quando foi absurdo”.
Ou até mesmo na voz do tradicional grupo Fundo de Quintal. “A amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir, somos verdade nem mesmo este samba de amor pode nos resumir”.
Músicas que têm uma mesma coisa em comum; a amizade como tema principal. Ter amigos, poder contar com alguém, compartilhar suas lutas, vitórias, alegrias, tristezas e dores é essencial para o ser humano. Aquela pessoa que dá um toque sobre suas escolhas, atitudes. Isso é ter um amigo.
Amigo é amigo e sacana é sacana, já dizia o velho ditado. Amigo é tão bom que existe até uma data em sua homenagem. Você já está ligado que existe o Dia do Amigo?
Ele é celebrado no dia 20 de julho e envolve a ida do homem à lua.
20 de julho, dia da amizade
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro que também era professor de psicologia, filosofia e músico. Enrique chegou a escrever mais de mil cartas e enviá-las para diversas cidades argentinas propondo a criação do Dia do Amigo, celebrado pela primeira vez em 1970.
A iniciativa deu certo e em 1979 o governo argentino criou oficialmente o Dia do Amigo, já que havia alguns anos que os restaurantes e bares ficavam lotados com amigos por conta da data. O fato também movimentava o comércio. Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares. O Uruguai adotou o Dia do Amigo ainda nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil a ideia chegou com mais força nos anos 1990.
Toda essa história começou porque segundo Febbraro, o homem tinha rompido barreiras do universo e estava disposto até a “fazer amizades com povos de outros planetas”.
Dia Internacional da Amizade da ONU
A ONU (Organização das Nações Unidas), por sua vez, comemora o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho. A data foi proclamada durante a assembleia geral da organização em 2011, com o intuito de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades.
Leia também:
19 de julho, Dia Nacional do Futebol; o esporte mais amado pelo brasileiro