Você capixaba, realmente conhece a história do Espírito Santo e de suas cidades? A trajetória de um município é repleta de fatos, alguns curiosos outros nem tanto, mas conhecê-los é se aprofundar na história de onde se vive.
Pensando nisso O Capixaba preparou uma série que contará a história dos nomes das cidades capixabas. Seguiremos uma ordem alfabética para contemplar os 78 municípios.
Sendo assim, sem mais delongas, conheçam a origem de Afonso Cláudio, cidade da região Centro Serrana do estado.
Afonso Cláudio
O nome da cidade é uma homenagem ao 1º governador do Espírito Santo, Afonso Cláudio de Freitas Rosa, que nasceu em Santa Leopoldina, 2 de agosto de 1859.
Ele governou o estado de 22 de novembro de 1889 a 7 de janeiro de 1890 e é considerado um dos maiores intelectuais capixabas do final do século 19.
O professor, historiador e jurisconsulto lutou contra a escravidão e foi um dos primeiros a escrever sobre a Insurreição do Queimados. Pautava a valorização da questão do negro no Espírito Santo e no Brasil. Além disso, ele também fundou a Academia Espírito-Santense de Letras, e foi 1º ocupante da cadeira de número 1 da instituição. Em 1889, com a proclamação da República, Afonso Cláudio foi escolhido para ser o primeiro governador do Espírito Santo.
O município de Afonso Cláudio, surgiu como um vilarejo, que por anos se chamou Arrependido. Em 20 de novembro de 1890, quando se emancipou o nome foi trocado em homenagem ao governador. Apesar de ser um município predominantemente marcado pela cultura italiana e ter uma forte presença de pomeranos e alemães, foram os índios botocudos os primeiros habitantes da região.