Já é consenso, hoje, que a prática regular de exercício físico gera benefícios tanto para a prevenção, como para o tratamento de diferentes tipos de patologias sejam essas, cardiovasculares, endócrino-metabólicas, do sistema osteomuscular e até mesmo da esfera psicológica. Por isso tem sido constantemente indicado por médicos e especialistas.
O sedentarismo, por sua vez, é considerado um grande fator de risco para doenças cardíacas em geral, diabetes, osteoporose e até mesmo para alguns tipos de câncer.
Além disso, a falta de atividade física pode ser relacionada com a obesidade, aumento do risco de quedas em idosos, depressão, comprometimento do sono, ansiedade e alterações no humor.
Você sabia que há uma diferença entre atividade física e exercício físico?
O exercício físico é um tipo de atividade física planejada, estruturada e repetitiva com o objetivo de manutenção ou melhora de uma ou mais capacidades físicas. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.
Como saber se eu sou uma pessoa sedentária?
Em resumo, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define o sedentarismo como a prática de exercício físico de intensidade moderada inferior a 150 minutos por semana.
Ou seja, para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa fazer, por exemplo, algum exercício físico de intensidade moderada ou intensa, pelo menos 5 vezes por semana, durante 30 minutos ou 3 vezes por semana, durante 50 minutos
Como saber se meu exercício físico é leve, moderado ou intenso?
Leve:
Exige mínimo esforço físico e causa pequeno aumento da respiração e dos batimentos do seu coração. Numa escala de 0 a 10, a percepção de esforço é de 1 a 4. Você vai conseguir respirar tranquilamente e conversar normalmente enquanto se movimenta ou até mesmo cantar uma música;
Moderada:
Exige mais esforço físico, faz você respirar mais rápido que o normal e aumenta moderadamente os batimentos do seu coração. Numa escala de 0 a 10, a percepção de esforço é 5 e 6.Você vai conseguir conversar com dificuldade enquanto se movimenta e não vai conseguir cantar;
Intensa:
Exige um grande esforço físico, faz você respirar muito mais rápido que o normal e aumenta muito os batimentos do seu coração. Numa escala de 0 a 10, a percepção de esforço é 7 e 8. Você não vai conseguir nem conversar enquanto se movimenta.
Se é muito difícil para você manter uma prática regular de exercício físico, então pelo menos evite o comportamento sedentário!
Comportamento sedentário é a exposição às atividades que gastam pouca energia, realizadas quando você está acordado sentado, reclinado ou deitado. Por exemplo: quando você está usando o celular, computador, tablet, videogame, assistindo televisão ou à aula, realizar trabalhos manuais, jogando cartas ou jogos de mesa, dentro do carro, ônibus ou metrô.
Portanto, se desloque a pé, use menos motores, ande de bicicleta, use escadas ao invés de elevador, procure dar uma pausa de pelo menos 20 minutos a cada 2 horas de comportamento sedentário, estacione seu carro mais longe do seu destino e etc.
E para você que quer deixar de ser sedentário, existem muitas opções de exercícios, desde simples sessões de corrida até a intensos treinos de musculação, passando por aulas de natação dentre diversos outros esportes.
Com certeza você pode achar um exercício que te dê prazer e traga os benefícios necessários à sua saúde.