Dopamine Dressing – Roupas muito coloridas, estampas criativas e mix de texturas são características dessa tendência que chegou para ficar.
A moda, para muito além de seguir tendências ou grandes marcas, é uma forma de expressão. Por meio das roupas expressamos nossas emoções, nossa personalidade e até mesmo quem somos. Desde 2021, uma nova trend tem crescido no mundo fashion, o Dopamine Dressing. A tendência do bem-estar.
Mas o que é essa tendência?
O Dopamine Dressing ou Moda Dopamina tem origem no neurotransmissor, dopamina, que tem a função de gerar a sensação de prazer e felicidade. Na moda, a dopamina faz a associação entre o que vestimos e a sensação de sentir-se bem.
Em um mundo pós-pandemia, esse estilo se tornou uma forma de resistência à tristeza. Após 2 anos e meio sem sair de casa, usando as mesmas roupas, sem poder se encontrar com as pessoas, faz total sentido surgir uma tendência em que se sentir bem e ser feliz sejam a parte principal. Além de trazer a sensação de liberdade, que estava esquecida na gaveta com esses anos de pandemia.
Características do Dopamine Dressing
De modo geral, não tem um padrão. A tendência se pauta na subjetividade de cada pessoa e como ela gostaria de se sentir. Por isso, o Dopamine Dressing abusa das cores, estampas, modelos e texturas.
A moda, nesse estilo, se molda ao humor! As cores e as peças são ligadas aos sentimentos, o que influencia a mudança. Por exemplo, se você acorda meio “triste, xoxa, capenga, manca, anêmica e inconsistente”, e veste uma blusa que tem a sua cor preferida, isso pode mudar o seu humor e disposição. E essa é a principal característica dessa trend fashion.
As cores podem transformar dias mais introspectivos em alegres e animados, apenas com o look certo! O Dopamine Dressing preza pela originalidade e a liberdade em poder se vestir com confiança e felicidade. A ideia é misturar cores vibrantes no look, sapato e até mesmo nos acessórios. Ou usar aquelas peças que tem um apelo emocional, que nos faz sentir bem.
Uma dica é usar e abusar do círculo cromático e do significado das cores para te ajudar a montar um look, sem medo de errar.
Cores
Diversos estudos mostram como as cores influenciam no humor, já que juntamente das emoções, são recebidas pela mesma região do cérebro. Por isso, associamos os tons mais frios, como o azul, aos sentimentos de tristeza, calmaria e serenidade, enquanto as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo estimulam o entusiasmo e a vivacidade.
No Dopamine Dressing, as cores são combinadas com a energia e humor de cada pessoa. Afinal, a moda é uma expressão da individualidade de cada um.
Montando Looks
O dopamine dressing é perfeito para quem não se encaixa em apenas um estilo ou tendência fashion, porque ele é completamente adaptável ao gosto pessoal de cada um.
Se você quer se vestir assim, mas é a sua primeira vez, comece inserindo pontos de cor, pode ser a sua preferida, em um look neutro. Pode ser uma bolsa, um sapato, um brinco, o que for mais confortável para você e o seu estilo. E depois, se gostar, invista na combinação de cores e elementos mais chamativos. Comece do menor para o maior.
Por ser a trend do bem-estar, aproveite para usar as roupas que já tem em casa, sem a necessidade de comprar um guarda-roupa novo. Até porque, a moda deve circular.
Parabéns Luísa pela reportagem!!!
É showwww essa estudante!!!
Adorei!!! Amo roupas coloridas e me encontrei lendo…
Amei! A vida é da cor que você pinta! Parabéns! Você é brilhante!
Parabéns minha menina! Amei o texto!
A menininha cresceu e como sempre brilha em tudo q faz. Pois faz com amor e dedicação. Feliz por estar realizando sonhos. Papai do Céu abençoe seu caminho.
Minha querida e inesquecível ex aluna!!!!
Meu orgulho!!!
Parabéns pela matéria! Muito bem escrita, um toque de elegância e vivacidade em cada palavra. Gostei desta trend hein .kkkkk
Orgulhosa dessa nossa mineirinha que está marcando e mostrando por que veio
Parabéns Maria Luísa!
Sucesso!