Após a confirmação do resultado positivo de um teste de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença popularmente conhecida como “vaca louca”, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma nota afirmando que a carne para consumo no mercado interno não deverá ser afetada.
O que aconteceu:
- O caso de ‘vaca louca’ foi confirmado pela Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).
- O animal foi abatido e sua carcaça incinerada no local.
- Ainda de acordo com o comunicado, todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras estão sendo tomadas
- Também foi feito um comunicado para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMAS) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá.
Exportações para a China
Após a confirmação do teste positivo, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23).
A suspensão faz parte do protocolo sanitário oficial. Apesar da medida, o Ministério da Agricultura afirmou que o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.
Leia também: ‘Vaca Louca’: Governo confirma caso de doença no Pará e suspende exportações para a China