Recentemente, a Microsoft surpreendeu ao oferecer o Windows 11 através do Windows Update para alguns PCs que, na verdade, não são compatíveis com o sistema. A situação surgiu possivelmente devido a um bug, conforme apontado pelo site PC World. Mesmo com a oferta, muitos desses computadores podem não completar a instalação devido à ausência do chip de segurança TPM 2.0, que é necessário para o Windows 11.
A Microsoft tem insistido para que os usuários abandonem o Windows 10 antes do fim do suporte, que está previsto para 14 de outubro de 2025. O incentivo para a migração, no entanto, esbarra na limitação dos PCs mais antigos, que não possuem o requisito do TPM 2.0.
Como a notificação foi identificada?
O problema foi detectado devido à atualização identificada como KB5001716. Alguns sites, como o Neowin, informam que se trata de um patch regular da Microsoft para impulsionar a migração para o Windows 11. Um blogueiro do Borncity relatou o caso de um usuário cujo notebook Lenovo recebeu a oferta de atualização mesmo com o TPM desativado na BIOS, embora o processador fosse compatível.
Embora a Microsoft ofereça a atualização, a empresa ainda não anunciou qualquer mudança em seus requisitos mínimos, mantendo a exigência do TPM 2.0. Isso significa que, mesmo que a atualização seja proposta, a instalação pode falhar devido a essa exigência.
Continuidade e expectativas
De acordo com dados da Statcounter, a participação de mercado do Windows 11 superou a do Windows 10 pela primeira vez em julho, chegando a 50,88%. A oferta do sistema mesmo para máquinas incompatíveis acabou causando um lembrete indireto aos usuários sobre a importância de manter o sistema operacional atualizado.
Comentários sobre bugs frequentes no Windows 11 ainda persistem, incluindo falhas de desempenho e problemas na barra de tarefas e no menu Iniciar. A Microsoft já anunciou que não haverá um Windows 12 este ano, mas promete melhorias na próxima atualização grande do Windows 11, a versão 25H2, prevista para o segundo semestre. Essa atualização deve trazer uma instalação mais ágil, especialmente para quem já utiliza a versão 24H2.
As informações foram obtidas de sites como PC World, Neowin, e Borncity.








