Astrônomos anunciaram que, pela primeira vez, observaram planetas começando a se formar ao redor de uma estrela distante, lançando luz sobre o nascimento de nosso sistema solar. Este novo sistema planetário está se desenvolvendo em torno da jovem estrela HOPS-315, semelhante ao Sol em sua infância, localizada a 1.300 anos-luz da Terra na Nebulosa de Órion.
Estrelas jovens são envolvidas por grandes anéis de gás e poeira, conhecidos como discos protoplanetários, onde ocorre a formação planetária. Nessas estruturas giratórias, minerais cristalinos com monóxido de silício podem se agregar, dando origem a planetesimais, estruturas que eventualmente se transformam em planetas.
Formação de Minerais e Planetas
Os minerais cristalinos, que formaram a base inicial da Terra e o núcleo de Júpiter, foram aprisionados em meteoritos antigos em nosso sistema solar. No caso de HOPS-315, sinais sugerem o início da solidificação desses minerais quentes no disco, conforme estudo publicado na revista Nature. Melissa McClure, da Universidade de Leiden, destaca que esta é a primeira vez que se identifica o estágio mais inicial da formação planetária em torno de uma estrela diferente do Sol.
Descobertas Tecnológicas e Imagens
Os minerais foram detectados inicialmente pelo Telescópio Espacial James Webb. Subsequentemente, o telescópio ALMA, no Chile, ajudou a localizar a origem dos sinais químicos, encontrados em uma porção do disco semelhante ao cinturão de asteroides do nosso Sol. Essas observações permitirão que cientistas investiguem como ocorreu a formação do nosso planeta.
A coautora do estudo, Merel van ‘t Hoff, da Universidade Purdue, afirma que estamos observando um sistema que se assemelha ao nosso sistema solar em seus estágios iniciais de formação.