sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

OpenAI e Microsoft afirmam que a chinesa DeepSeek se aproveitou de seus modelos de IA

A OpenAI e a Microsoft revelaram na última terça-feira que têm indícios e provas de que no ano passado a chinesa DeepSeek se aproveitou de seus modelos. O novo chatbot chinês, que surpreendeu o mercado de inteligência artificial (IA) na última semana e provocou uma queda substancial na bolsa, conseguiu usar uma técnica conhecida para reduzir seus custos. A técnica se chama “destilação” e consiste em aproveitar um modelo grande e consolidado para fazer perguntas a ele, cuja respostas servem para treinar outro modelo menor que está aprendendo.

Continua após a publicidade

A Microsoft admitiu à Bloomberg que está investigando se no outono passado robôs da DeepSeek se aproveitaram de seus serviços. Por sua vez, a OpenAI reconheceu ao Financial Times que tem evidências de que essa intrusão realmente ocorreu. Os termos de serviço das empresas proíbem essa atividade, mas é muito difícil detectar quando ela acontece. A DeepSeek supostamente se conectou à API dessas empresas, que em troca de um pagamento permite que outras empresas utilizem seus modelos de IA, para criar sua própria ferramenta. “O problema é quando [você o retira de uma plataforma e] o usa para criar seu próprio modelo com seus próprios objetivos”, disse uma fonte da OpenAI ao FT.

Assim, a DeepSeek economiza o caro reforço humano desses modelos e supostamente consegue competir com vantagem. O novo czar da IA da administração Trump, David Sacks, disse à Fox que havia “provas substanciais” de que a DeepSeek havia incorrido nesse roubo de propriedade intelectual, embora não tenha mostrado nenhuma evidência: “Há uma técnica chamada destilação em que um modelo aprende com outro e ‘succiona’ o conhecimento” e acrescentou: “não acho que a OpenAI esteja muito satisfeita com isso”.

Continua após a publicidade

Em um comunicado após as palavras de Sacks, a OpenAI confirmou suas suspeitas: “Sabemos que empresas baseadas na China (e em outros países) estão tentando destilar constantemente de empresas líderes nos EUA”. A companhia pedia a ajuda da nova administração Trump, já envolvida em uma guerra comercial global, nesta nova batalha.

A OpenAI, por sua vez, continua nos tribunais lutando contra suas próprias acusações de infração de copyright contra artistas ou empresas como o New York Times, pois, para treinar seus modelos iniciais, a OpenAI utilizou todo o conteúdo que pôde extrair da internet, onde havia obras, artigos e livros com conteúdo protegido.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:35 am
Anoitecer
06:14 pm
23ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.09 km/h
22/02
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
23/02
Dom
Mínima
24ºC
Máxima
28ºC
24/02
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
25/02
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
Colunistas
Cínthia Aguiar

O papel dos sonhos no autoconhecimento

Leia também