O Instagram pode passar a ter uma versão paga, conhecida como Premium na qual o usuário poderá acessar a rede social sem anúncios. A possibilidade está sendo analisada pela Meta, empresa de Mark Zuckerberg que cuida de várias plataformas e redes sociais.
A ideia é driblar a legislação de alguns países sobre privacidade. A proposta de criação da versão paga foi publicada no jornal New York Times, citando fontes da empresa Meta.
Em julho deste ano, a suprema corte da União Europeia proibiu que a Meta combinasse dados coletados de usuários europeus, sem consentimento prévio, através de suas plataformas. O uso de algorítimos para sugerir conteúdos pagos, propagandas de serviços e lojas. A cobrança pela rede social visa preencher esta lacuna no rendimento.
Em abril, a diretora financeira da Meta, Susan Li, afirmou que os anúncios na União Europeia correspondiam a 10% de todo o lucro da empresa. A título de curiosidade, o lucro total da Meta no ano passado chegou a US$ 117 bilhões, ou seja, US$ 11,7 bilhões apenas em anúncios na Europa.
Apesar de afirmarem que a proposta é quase certa, ainda não há uma data de quando a plataforma vai ser alterada, nem quais os valores serão cobrados para o usuário acessar o Instagram sem anúncios.
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