A empresa de cibersegurança McAfee emitiu um alerta importante, na última semana, voltado para usuários de celulares Android. Ele se refere a ameaças e riscos de espionagem gerados por determinados aplicativos.
O monitoramento realizado pela empresa identificou mais de 60 apps que estavam infectados com um programa malicioso capaz de bisbilhotar e espionar os smartphones dos usuários.
O vírus em questão, segundo a McAfee, consegue, por exemplo, roubar informações de aplicativos e rastrear dispositivos Wi-Fi e Bluetooth, aos quais o aparelho está conectado.
Além disso, ele é capaz de coletar dados do GPS e até executar fraudes em segundo plano, sem que o usuário perceba que algo está acontecendo, ou seja, um grande perigo.
Mais de 100 milhões de downloads
O levantamento da empresa descobriu, ainda, que os aplicativos contaminados se espalharam rapidamente pelos dispositivos. Juntos, eles já tinham sido baixados mais de 100 milhões de vezes.
O arquivo contaminado, de acordo com a McAfee, não era instalado pelos desenvolvedores dos apps, necessariamente. Isso permitiu concluir que havia aplicações legítimas e com funções importantes na lista de softwares infectados.
Reação do Google
A empresa, em um primeiro momento, alertou o Google, responsável pelo desenvolvimento do sistema Android. A gigante de tecnologia reagiu, de imediato, e solicitou aos técnicos que resolvessem o problema.
As plataformas contaminadas foram comunicadas da situação e submetidas a um prazo para solucionar o caso. Os apps que não se atualizaram dentro do período estipulado foram excluídos da loja oficial do Android.
Segundo a McAfee, 27 aplicativos se arrumaram e conseguiram corrigir o problema. Já outros 36 foram deletados da Google Play Store.
A empresa descobriu, ainda, que a maioria dos apps é bastante popular na Coreia do Sul e em outros países da Ásia. Alguns, no entanto, funcionam e estavam disponível para usuários do Brasil. É bom ficar de olho. Veja a lista completa dos apps contaminados aqui.