O ano mal começou, e as empresas de tecnologia já demitiram quase 38 mil funcionários. Os números aparecem na plataforma Layoffs.fyi, que monitora as demissões do setor ao redor do planeta. Em média, foram 2 mil por dia, considerando a data de ontem: 18 de janeiro de 2023.
Desse modo, a quantidade é bastante superior a janeiro do ano passado, quando as empresas de tecnologia demitiram 755 colaboradores, ou seja, 25 por dia.
Os dados da Layoffs.fyi mostram que, até o momento, janeiro de 2023 tem o maior número de demissões diárias nos últimos 12 meses. O segundo pior resultado é o de novembro passado: 1,7 mil.
Em todo o ano de 2022, as empresas de tecnologia desligaram quase 155 mil funcionários. Assim: em menos de 20 dias, a quantidade de demitidos de 2023 já equivale a cerca de 25% de todas as demissões do ano anterior.
Caso a média se mantenha, este ano fechará com 760 mil desligamentos. Desse modo: aproximadamente cinco vezes mais que em 2022. Contudo, esse cenário não é o mais provável.
Os números mensais alternam entre baixas e altas, com valores que não são constantes, conforme mostram os gráficos, ou seja, eles não são regulares.
De abril a junho de 2022, por exemplo, as demissões cresceram mensalmente, saindo de 4 mil para 17 mil. Os meses seguintes, contudo, foram de baixa, até chegar aos quase 6 mil de setembro passado.