O Rio de Janeiro iniciou sua campanha anual de vacinação contra a gripe neste sábado (29), começando pela imunização de profissionais da saúde. A vacina deste ano protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
Importância da vacinação
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação anual é crucial para prevenir complicações, internações e mortes associadas às infecções pelo vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Em 2025, o Rio de Janeiro registrou nove mortes e 64 internações devido à influenza.
A sanitarista Jussara Santos enfatizou a importância de os profissionais de saúde darem o exemplo na conscientização sobre a vacinação. “A vacina é segura e gratuita, além de prevenir várias doenças e problemas pulmonares”, explicou. Ela também compartilhou sua experiência pessoal, afirmando que, após começar a tomar a vacina, não teve mais complicações respiratórias devido à sua asma.
Doses disponíveis
Durante a primeira semana da campanha, a cidade recebeu 220 mil doses da vacina. No ano anterior, mais de dois milhões de vacinas foram aplicadas na campanha municipal.
A segurança da vacina
A vacina contra a gripe é considerada segura para todos os grupos indicados, com exceções para pessoas que tenham histórico de reação alérgica grave a doses anteriores ou para crianças com menos de seis meses. Dúvidas sobre a vacinação devem ser esclarecidas com os serviços de saúde, e não é necessário intervalo entre a vacinação contra a gripe e as vacinas de rotina. Aqueles que apresentam sintomas de covid-19, gripe ou dengue devem adiar a imunização até a total recuperação.
Para se vacinar, é necessário comparecer à unidade de saúde com um documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de que pertence a um grupo prioritário (laudo médico ou documento funcional, entre outros).
Grupos prioritários e calendário de vacinação
Os grupos prioritários para esta campanha incluem:
– Profissionais da saúde (início em 29 de março)
– Crianças de 6 meses a 5 anos (início em 1º de abril)
– Idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (45 dias após o parto)
– Pessoas com doenças crônicas, professores e trabalhadores das forças de segurança e salvamento (início em 12 de abril)
Locais de vacinação
A vacinação pode ser realizada em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde. Para verificar horários e endereços, é possível acessar o site da prefeitura. Os Super Centros Cariocas de Vacinação estão localizados em Botafogo e Campo Grande, com horários variados para o atendimento.