12 de julho de 2025
sábado, 12 de julho de 2025

Ave em Nova Venécia testa positivo para gripe aviária H5N1

Em Nova Venécia, cidade da região sudeste do Espírito Santo, uma nova ave silvestre (espécie trinta-réis-real) apresentou teste positivo para o vírus da gripe aviária (H5N1).

A informação é da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), que por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), confirmou que o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atestou o caso. 

Continua após a publicidade

O animal havia sido encontrado na zona rural da cidade, o que levou a ação de vigilância ampliar sua atuação também para os municípios vizinhos: São Gabriel da Palha e Águia Branca.

Uma equipe do Idaf esteve de plantão durante o fim de semana para monitorar as novas notificações e atuar nos casos suspeitos.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema/ES) informou que, caso surjam novas aves com suspeita de gripe aviária, o procedimento será levá-las para uma área específica e isolada, que fica em Vila Velha, visando que elas não infectem outros animais.

Durante a semana passada, vinte e seis aves foram sacrificadas para conter a disseminação do vírus. A ação ocorreu após a confirmação de três casos de aves silvestres infectadas com a gripe aviária no estado. Na última quarta-feira, 17, o Ministério da Saúde também confirmou o primeiro caso suspeito no Brasil da doença em um humano.

Atobás e trinta-réis, um biguá, uma coruja, um bem-te-vi, periquitos-rei e um papagaio-chauá estiveram entre as aves sacrificadas.

Já entre as três aves que tiveram a gripe aviária confirmada, duas são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida trinta-réis-bando, e a terceira é uma ave migratória da espécie Sula leucogaster (atobá-pardo). Elas estavam respectivamente em  Marataízes, Litoral Sul, Jardim Camburi, Vitória e no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), na Grande Vitória. O atobá-pardo estava no Ipram desde janeiro e foi infectado pelos dois trinta-réis-bando que lá chegaram.

Veja aqui a nota oficial da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) na íntegra.

Continua após a publicidade

Leia também:

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:17 am
Anoitecer
05:16 pm
17ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h
13/07
Dom
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
14/07
Seg
Mínima
17ºC
Máxima
22ºC
15/07
Ter
Mínima
17ºC
Máxima
24ºC
16/07
Qua
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
Colunistas
Reinaldo Olecio

Comparativo: Raquete de Potência (Cabeça 100 e 300 Gramas)

Leia também