24 de julho de 2025
quinta-feira, 24 de julho de 2025

Matemática aplicada: resolvendo problemas com torneiras e ralo

Neste exemplo prático, o narrador explora uma questão comum em provas de vestibulares, envolvendo dois tipos de torneiras e um ralo em um tanque. A situação apresentada demonstra como uma única torneira pode preencher o tanque em quatro horas, mas em uma condição de capacidade aumentada, completa a tarefa em três horas. Por outro lado, o ralo esvazia o tanque em seis horas.

Continua após a publicidade

Para simplificar o raciocínio, o narrador classifica as torneiras como “amigas” (responsáveis pelo enchimento) e o ralo como “inimigo” (responsável pelo esvaziamento). A partir dessa categorização, ele apresenta uma metodologia para montar uma equação que calcula o tempo total necessário para encher o tanque, considerando o funcionamento simultâneo das torneiras e do ralo.

Por meio de cálculos claros e acessíveis, é demonstrado que o tanque é preenchido em 2,4 horas, o que equivale a 2 horas e 24 minutos. O narrador conclui incentivando os espectadores a dominarem os conceitos matemáticos abordados, essencial para o sucesso em seus estudos e exames.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:14 am
Anoitecer
05:20 pm
19ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.09 km/h
25/07
Sex
Mínima
19ºC
Máxima
23ºC
26/07
Sáb
Mínima
20ºC
Máxima
25ºC
27/07
Dom
Mínima
19ºC
Máxima
26ºC
28/07
Seg
Mínima
20ºC
Máxima
28ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Plantas perfeitas para banheiros e lavabos com luz natural

Leia também