25 de julho de 2025
sexta-feira, 25 de julho de 2025

Espada-de-iansã: planta que une força, proteção e beleza no jardim

A Espada-de-Iansã, conhecida também como Sansevieria cylindrica, é uma planta que destaca-se pela combinação de espiritualidade, resistência e estética única. Muito encontrada em lares e jardins no Brasil, ela é reconhecida por suas folhas cilíndricas verticais que trazem um senso de imponência e estão associadas à coragem e proteção.

Continua após a publicidade

Esta planta é mais do que apenas decorativa, pois proporciona uma atmosfera vibrante e energética, sendo valorizada tanto no paisagismo quanto nas tradições afro-brasileiras pela sua simbologia.

Características e simbolismo

Nativa da África Ocidental, a Sansevieria cylindrica é da mesma família da Espada-de-São-Jorge, mas distingue-se por suas folhas arredondadas e cilíndricas, podendo atingir alturas de até 1 metro. Muitas vezes suas folhas são trançadas, fortalecendo sua ligação simbólica à força e à guerra, sendo chamada de Espada-de-Iansã em homenagem à orixá dos ventos e tempestades.

Continua após a publicidade

A paisagista Ana Paula Mendonça destaca o uso dessa planta em altares e entradas, como símbolo de bravura e dinamismo, associando-a ao feminino guerreiro.

Estética e poder energético

A Espada-de-Iansã é uma escolha atraente para adicionar verticalidade a jardins e decorar ambientes com seu tom verde-acinzentado. É bastante popular não só pela estética mas também pela facilidade de cultivo, pois é resistente à seca e se adapta a várias condições de luz.

Segundo o agrônomo Mauro Castelli, a planta é perfeita para aqueles que buscam uma opção bonita, simbólica e de baixa manutenção. Além disso, acredita-se que ela afaste energias negativas e favoreça a coragem emocional, especialmente se localizada perto das entradas das residências.

Cuidados essenciais

Embora resistente, a Espada-de-Iansã requer cuidados básicos, como ser plantada em solo bem drenado misturado com areia, terra vegetal e composto orgânico. É importante utilizar vasos com furos para evitar excesso de água.

As regas devem ser espaçadas, cerca de uma vez por semana, e menos frequentes no inverno. A adubação deveria ocorrer a cada dois ou três meses com fertilizantes ricos em nitrogênio durante o período mais quente. A planta aprecia luz direta por algumas horas para fomentar seu desenvolvimento.

Para manter sua beleza, é aconselhado limpar as folhas periodicamente com um pano úmido e podar folhas secas ou danificadas quando necessário.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:14 am
Anoitecer
05:21 pm
23ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.06 km/h
26/07
Sáb
Mínima
19ºC
Máxima
24ºC
27/07
Dom
Mínima
19ºC
Máxima
25ºC
28/07
Seg
Mínima
20ºC
Máxima
27ºC
29/07
Ter
Mínima
20ºC
Máxima
23ºC
Colunistas
Anna Terra

Capítulo 20: Apresentações. A roda da fortuna e o mundo

Leia também