15 de agosto de 2025
sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Adiar reforma na ONU aumenta os perigos globais, afirma Lula no Brics

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, destacou em sua fala na cúpula do Brics que a procrastinação na reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) resulta em um mundo mais instável e perigoso. A declaração foi feita durante a abertura do evento, realizado no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Desafios Globais e Críticas à Governança

Lula também abordou questões como gastos militares, terrorismo e interventações no cenário global, particularmente as ofensivas israelenses e a instrumentalização da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Durante a sessão sobre Paz e Segurança, o presidente enfatizou que esta é a gestão do Brics que enfrenta os desafios mais difíceis em nível internacional.

Ele identificou um “colapso sem paralelo do multilateralismo” e sugeriu que o Brics é herdeiro do Movimento Não-Alinhado, promovendo a autonomia de países que não seguem cegamente os interesses ocidentais, especialmente dos Estados Unidos. Lula alertou para os riscos aos avanços nas áreas de comércio, clima e saúde global.

Continua após a publicidade

Críticas ao Papel do Conselho de Segurança

O presidente enfatizou que a falta de reforma no Conselho de Segurança da ONU leva a uma “perda de credibilidade e paralisia”. Composto por 15 membros, sendo cinco permanentes que detêm poder de veto, o Brasil já integrou o conselho de maneira temporária, sem poder decisório.

Além disso, Lula ressaltou que o Brasil tem reiterado sua demanda por uma reforma que inclua novos membros permanentes. Ele observou que a proposta ganhou força durante a presidência brasileira do G20 e destacou que a falta de consulta ao Conselho antes de ações bélicas é alarmante.

Questões de Segurança Internacional

O presidente criticou a utilização da AIEA, responsável por inspeções nucleares, mencionando as preocupações sobre o programa nuclear do Irã. Ele recordou a recente ofensiva israelense contra o Irã, que busca justificar suas ações com base em questões nucleares.

Lula também defendeu a integridade territorial do Irã e denunciou intervenções sem respaldo no direito internacional. Ele condenou atos terroristas, mencionando a situação na Caxemira e atos cometidos pelo grupo Hamas, mas também criticou a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Papel dos BRICS na Governança Global

O presidente lamentou que a comunidade internacional abandonou o Haiti prematuramente, embora reconhecesse os avanços nas últimas oito décadas, como a proibição de armas biológicas e químicas. Segundo ele, é imperativo que o Brics atue para atualizar a governança internacional, refletindo a nova realidade multipolar do século XXI.

Ao discutir a reforma do Conselho de Segurança, Lula argumentou pela necessidade de torná-lo mais legítimo e representativo, destacando a importância de incluir novos membros permanentes da Ásia, África e América Latina. Para ele, essa reformulação é crucial para a sobrevivência da ONU.

Composição e Objetivos do BRICS

O Brics é composto por 11 países: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia, representando uma significativa parte da economia mundial e da população global.

Os países parceiros, que não têm poder de voto, incluem Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã. O Brics apoia a cooperação entre nações do Sul Global e busca uma representação mais equitativa em órgãos internacionais, embora não funcione como uma organização formal com orçamento próprio ou secretariado permanente.

A presidência do Brics é rotativa, e o Brasil passará a liderança para a Índia em 2026.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:03 am
Anoitecer
05:28 pm
18ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h
16/08
Sáb
Mínima
18ºC
Máxima
20ºC
17/08
Dom
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
18/08
Seg
Mínima
17ºC
Máxima
23ºC
19/08
Ter
Mínima
18ºC
Máxima
20ºC
Colunistas
Lúcia Miranda

Acupuntura e emagrecimento: Será a chave que faltava na sua jornada?

Leia também