terça-feira, 5 de novembro de 2024

Comissão de Justiça da Ales aprova oito projetos de lei em reunião extraordinária

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou oito Projetos de Lei (PLs) durante uma reunião extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (4). Dentre as propostas aprovadas, destacam-se iniciativas voltadas para o incentivo à cultura capixaba, o fomento à energia solar e a prevenção ao assédio sexual no transporte público.

Continua após a publicidade

O PL 263/2024, da deputada Janete de Sá (PSB), que institui a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos típicos de artesanato regional destinados ao consumidor final, recebeu aprovação da comissão. A medida visa incentivar o setor artesanal capixaba, com base em convênios do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que já preveem esse tipo de incentivo fiscal.

Também relacionado ao ICMS, foi aprovado o PL 227/2023, do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), que isenta toda a cadeia produtiva e de consumo de energia solar no Estado. A proposta estabelece a não cobrança do imposto sobre operações que envolvem a geração, produção, transmissão, fornecimento e consumo de energia solar, promovendo a expansão do uso dessa fonte de energia renovável.

Continua após a publicidade

Além dessas, outra proposta da deputada Janete de Sá foi aprovada: o PL 49/2024, que visa restringir a venda e o uso de medicamentos inibidores do estro (anticio), como vacinas e contraceptivos que controlam os hormônios de fêmeas caninas e felinas, sem prescrição médica veterinária.

Prevenção ao assédio

A comissão também deu parecer favorável ao PL 305/2023, de Meneguelli, que propõe a criação de uma campanha permanente de combate ao assédio sexual contra mulheres no transporte público coletivo. A proposta segue para análise das comissões de Defesa dos Direitos Humanos, Segurança, Mobilidade Urbana e Finanças.

Outros projetos aprovados incluem:

– PL 244/2024, do deputado Bispo Alves (Republicanos), que confere ao município de Santa Leopoldina o título de “Capital Capixaba das Cachoeiras”.
– PL 304/2023, de Meneguelli, que trata da transparência em editais de concursos públicos, proibindo a abertura de certames sem a definição de número de vagas e a abertura de novos concursos quando já há aprovados aguardando convocação.
– PL 267/2023, de Alcântaro Filho (Republicanos), que cria o programa “Escola sem Violência”.
– PL 297/2023, de Lucas Polese (PL), que trata da implementação da coleta seletiva nas escolas, mas cuja votação foi adiada para a próxima reunião.

Projetos inconstitucionais

Por fim, os PLs 344/2023, de Lucas Polese, que proibia aglomerações com o intuito de promover a violação de direitos de propriedade, e 345/2023, de Sergio Meneguelli, que tratava da divulgação do serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV), foram considerados inconstitucionais.

As matérias agora seguirão para as próximas etapas do processo legislativo.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:57 am
Anoitecer
05:52 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h
05/11
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
06/11
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
07/11
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
08/11
Sex
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
Colunistas
Hygor Barcellos

 A arte da organização financeira transformando caos em clareza

Leia também