Com o tema, “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, o programa Jovem Senador 2024 segue com inscrições abertas até o dia 30 de abril. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever, exclusivamente, por meio do portal do Senado Federal.
O Programa, que visa a fomentar discussões e reflexões entre os jovens acerca dos temas de política, democracia brasileira e exercício da cidadania, nesta edição, contará com a participação de estudantes do Ensino Médio, com idade até 19 anos, matriculados nas unidades escolares das Redes Públicas de Educação.
Serão selecionados 27 estudantes vencedores estaduais, sendo um representante de cada estado, além do Distrito Federal, juntamente com seus respectivos professores orientadores.
Esses participantes terão a oportunidade de se envolver em atividades, como debates, simulação de votações, palestras com parlamentares e visitas guiadas ao Senado Federal, durante a Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá de 05 a 09 de agosto de 2024, em Brasília (DF).
Além disso, os jovens senadores que forem selecionados, ao final da competição, vão participar da “Semana da Vivência Legislativa”, em Brasília, com o intuído de promover, ainda mais, o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
Edição anterior
Em 2023, o representante do Espírito Santo no Programa Jovem Senador foi o estudante Carlos André Terto da Silva, matriculado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, do município de São Mateus. Quem o orientou foi a professora Jaciani Souza Del Pieri Magnago.
Carlos Silva dissertou sobre “Saúde mental nas escolas públicas”, tema da edição anterior do Programa, e, por meio da participação dele na Semana de Vivência Legislativa, pôde conhecer e vivenciar o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
As dúvidas em relação às regras do programa também podem ser esclarecidas pelos e-mails: [email protected] (Gerência de Ensino Médio) e [email protected] (Gerência de Currículo da Educação Básica).
*Com informações da Sedu
Leia também:
Juventude conhece projeto ‘Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque’