O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira (18) para discutir sobre a garantia da inclusão energética de cerca de 450 mil famílias em condição de vulnerabilidade social no Brasil.
A conversa teve como pauta o replanejamento e relançamento do programa “Luz Para Todos”. Nesse processo, o Cadastro Único, ferramenta gerida pelo MDS que permite identificar e dar acesso a todos os programas sociais do Governo Federal, será a base para identificar potenciais beneficiários. O CadÚnico está em fase de atualização para garantir que as famílias que realmente precisam tenham acesso às políticas federais.
Wellington Dias sugeriu que o Ministério do Desenvolvimento Agrário, dos Povos Indígenas e dos Direitos Humanos sejam envolvidos na discussão, uma vez que o custo de energia pode ter grande impacto na renda de populações rurais, indígenas e quilombolas. Além disso, foi requisitado que o planejamento considere novas tecnologias limpas de fornecimento de energia, como eólica e solar.
Só a Eletrobras prevê investir neste ano cerca de R$ 10 bilhões no setor elétrico. “MME e MDS trabalharão juntos e dialogando com empresas, investidores e agências reguladoras, para que as contrapartidas social e ambiental sejam focadas na população do Cadastro Único, tirando cada vez mais as pessoas do Mapa da Fome, da miséria e da pobreza pelo trabalho digno e empreendedorismo”, afirmou Wellington Dias.
Com informações do Governo Federal