O Carnaval de Vitória se prepara para receber mudanças significativas em seu regulamento para a edição de 2025, prometendo aprimorar ainda mais o espetáculo das escolas de samba e a alegria dos foliões no Sambão do Povo. A principal novidade é que os carros alegóricos das agremiações poderão atingir até 11 metros de altura, aumentando em dois metros o limite permitido atualmente.
Essas e outras alterações foram aprovadas durante uma reunião da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) com as sete agremiações que representam a elite da folia capixaba na semana passada.
Novas diretrizes e avaliação regional
Além do aumento na altura dos mega-carros, os desfiles programados para a noite de 22 de fevereiro contarão com jurados capixabas. De acordo com a nova normativa, cada um dos nove quesitos avaliados terá, no mínimo, um jurado do Espírito Santo. Antes, algumas categorias eram julgadas apenas por avaliadores de fora, como do Rio de Janeiro e São Paulo. Na próxima edição, cada quesito será analisado por um jurado capixaba e dois de fora.
Estudo de reestruturação da dispersão
Outra área em que mudanças estão sendo consideradas é a dispersão, o espaço onde os carros alegóricos permanecem após cruzar a avenida. Com o crescimento dos carros e do próprio Carnaval de Vitória, a Liesge e as escolas defendem a reestruturação dessa área para otimizar o escoamento e o estacionamento das alegorias e demais elementos cênicos.
Foi decidido que um estudo urbano será realizado em parceria com a Prefeitura de Vitória, visando tornar o espaço mais funcional durante os desfiles, garantindo que a logística atenda às novas demandas sem prejudicar o espetáculo.
Compromisso com a evolução do carnaval
“Estamos dando um passo ousado e necessário rumo a um Carnaval de Vitória ainda mais grandioso e autêntico. A introdução de carros alegóricos maiores simboliza nosso desejo de proporcionar espetáculos ainda mais deslumbrantes para o público. Estamos comprometidos não apenas em manter a excelência, mas em elevar a experiência para todos os envolvidos, desde os artistas até os espectadores. Com o apoio da prefeitura no estudo da dispersão, garantiremos que a logística acompanhe esse crescimento, assegurando um espetáculo harmonioso. A união das escolas e a colaboração ativa de todos os envolvidos são a chave para o sucesso e a evolução contínua do nosso querido Carnaval de Vitória,” destacou Edson Neto, presidente da Liesge.