Sir James Paul McCartney completou neste sábado 80 anos de vida. Nascido em Liverpool, ganhou o mundo com os Beatles, The Wings e também em carreira solo e parcerias memoráveis. Autor de canções inesquecíveis, Paul se consolidou como gênio da música e um dos artistas mais importantes e aclamados de todos os tempos.
Nas redes sociais, artistas, fãs, amigos e uma infinidade de admiradores renderam homenagens pelo aniversário do mais consagrado Beatle. Em agradecimento, Paul agraciou a todos com uma foto recente, tirada por uma de suas filhas, Mary McCartney.
“Obrigado por todas as lindas saudações e votos calorosos pelo meu aniversário – Paul”, escreveu em sua conta oficial no Twitter.
Thanks for all the lovely greetings and warm wishes for my birthday – Paul
📷 by Mary McCartney pic.twitter.com/FCLb162pJX
— Paul McCartney (@PaulMcCartney) June 18, 2022
Um pouco de Paul
O sucesso começou ainda no início dos anos 1960, quando o jovem baixista fundou a banda de rock mais icônica da história ao lado do melhor amigo John Lennon (1940-1980) – com quem montou a maior grife de compositores da música pop mundial, Lennon & McCartney –, e de George Harrison (1943-2001) e Ringo Starr.
A banda alcançou marcas impressionantes na indústria fonográfica, com estimativas de vendas entre 600 milhões e mais de um bilhão de discos vendidos em todo o planeta, sendo 190 milhões apenas nos Estados Unidos.
Após dez anos de atividade, os Beatles chegavam ao fim em 1970, logo após o lançamento de “Let It Be”, o último álbum da mais influente do mundo. Brigas, novas aspirações e o descontentamento com os rumos do grupo levaram Paul a anunciar o adeus ao sonho.
Não diferente dos demais companheiros, Paul já ensaiava, durante as gravações do derradeiro álbum dos “Fab Four”, canções que seriam também grandes sucessos em carreira solo e com “The Wings”, a nova banda que formou ao lado da primeira esposa, a fotógrafa da revista Rolling Stones, musicista e ativista Linda McCartney (1941-1998).
Em meio aos trabalhos com o novo conjunto, sempre muito aclamado pela crítica e pelo público, Paul se notabilizava por parcerias de sucesso com artistas do quilate de Elton John, Michael Jackson (1958-2009), Stevie Wonder Quincy Jones.
Confira abaixo uma lista com as 10 principais gravações de Paul McCartney com Beatles, Wings ou em parceria com outros artistas, beasado em rankings de vendas e execução na América do Norte, no Reino Unido e no Brasil.
1) ‘Hey Jude’, The Beatles (1968)
Até hoje presente nos shows de Paul, a balada foi escrita para Julian, filho de Lennon. É a terceira mais tocada no Brasil. Nos EUA, nenhuma faixa dos Beatles foi tão bem: foram 19 semanas nas paradas. No Reino Unido, apareceu em quatro anos diferentes: 2010, 1988, 1976 e 1968.
2) ‘Say say say’, Paul McCartney e Michael Jackson (1983)
Fica impossível comparar qualquer parceria que envolva Paul, porque ele é metade da dupla Lennon e McCartney. Mas o dueto com Michael deu certo. Juntos, compuseram e gravaram a canção de Paul mais bem sucedida nos EUA em todos os tempos. E a oitava mais tocada no Brasil.
3) ‘No more lonely nights’, Paul McCartney (1984)
É a faixa de Paul mais tocada no Brasil e tem participação de David Gilmour, do Pink Floyd. É a música solo do cantor campeã de vendas nos Estados Unidos. Afinal, 18 semanas no Hot 100 não são para qualquer um.
4) ‘Ebony and Ivory’, Paul McCartney e Stevie Wonder (1982)
Outra parceria oitentista que funcionou. Dentre as músicas de Paul, com ou sem os Beatles, ficou em segundo no ranking de músicas mais tocadas em rádios brasileiras. Na carreira solo, é o segundo maior hit do cantor no Reino Unido: com três semanas no primeiro lugar.
5) ‘Yesterday’, The Beatles (1965)
Aparece bem em todas as listas: no Brasil, ocupa a sexta posição. Entrou no Guinness, o livro dos recordes, como a canção mais regravada do mundo.
6) ‘My love’, Wings (1973)
É a canção do grupo (liderado por Paul após o fim dos Beatles) mais ouvida em rádios do Brasil nos últimos anos. Nos shows, costuma dedicá-la para sua “gatinha Linda”.
7) ‘Mull of Kintyre’, Wings (1977)
Ficou nove semanas no primeiro lugar no Reino Unido e foi o primeiro single a vender mais de dois milhões de cópias por lá. Esta valsa acústica embalada por gaitas de foles homenageia a península escocesa de Kintyre, onde Paul tinha fazenda. (Leia letra e veja clipe)
8) ‘Let it be’, The Beatles (1970)
Está no top 10 das mais tocadas dos Beatles na Europa, na América do Norte e no Brasil. Dá nome ao décimo-segundo e derradeiro disco de estúdio do grupo.
9) ‘Live and let die’, Wings (1973)
A música foi gravada para a trilha do filme de mesmo nome, o primeiro com Roger Moore no papel do agente James Bond. Fez sucesso também nos anos 90, em versão do Guns N’ Roses.
10) ‘She loves you’, The Beatles (1963)
Representa o início da beatlemania. É campeã nas paradas britânicas, com exatos 231 dias na lista de canções mais tocadas. No Brasil, fica com o modesto 41º das mais tocadas canções de Paul nos últimos anos.