Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter abalou a Passagem de Drake, localizada entre o Cabo Horn e a Antártida, a uma profundidade de apenas 10 quilômetros nesta sexta-feira (2), conforme informado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Evacuação na região de Magalhães
Devido ao risco de tsunami, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile anunciou que uma área costeira na região de Magalhães, no extremo sul do país, deverá ser esvaziada. O presidente Gabriel Boric destacou a importância da evacuação, ressaltando que todos os recursos do Estado estarão disponíveis para enfrentar qualquer impacto decorrente do fenômeno.
Imagens nas redes sociais mostraram moradores deixando a costa tranquilamente enquanto sirenes soavam ao fundo. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (SHOA) alertou que ondas poderão atingir tanto bases na Antártida quanto cidades no sul do Chile nas próximas horas.
Preparativos em bases antárticas
O Instituto Antártico Chileno (INAHC) informou que as bases estão sendo esvaziadas como medida de precaução. O estado de alerta foi classificado como um alerta de precaução, associado a tsunamis de menor porte.
Expectativas para as ondas
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional previu que ondas de 0,3 a 1 metro devem ocorrer na Antártida, enquanto no Chile a expectativa é de ondas entre 1 a 3 metros. A população local é orientada a seguir as instruções das autoridades para garantir a segurança diante deste evento natural.