23 de julho de 2025
quarta-feira, 23 de julho de 2025

Ativistas marcham em Gaza para romper bloqueio de Israel

Milhares de ativistas estão se mobilizando para marchar em direção a Gaza, com o objetivo de romper o bloqueio imposto por Israel. A Marcha Global para Gaza, organizada por diversas entidades sociais, promete reunir manifestantes de 51 países, refletindo um forte sentimento de solidariedade com o povo palestino.

Continua após a publicidade

A organização destaca a natureza cívica, apolítica e independente do movimento, que busca representar a diversidade e o humanismo da população global. Com a expectativa de iniciar os atos no dia 12 de junho, os participantes se reunirão no Cairo, Egito, antes de seguir de ônibus para Al-Arish e, posteriormente, a pé até a cidade de Rafah, ao sul de Gaza, planejando chegar à fronteira em 15 de junho.

Diante da recente prisão de ativistas da Flotilha da Liberdade, caravanas de ativistas do Magreb, incluindo da Argélia e da Tunísia, já estão a caminho do Egito. Essas caravanas, conhecidas como Soumoud, que significa “firmeza” em árabe, pretendem unir demonstrantes de outros países do Norte da África.

Continua após a publicidade

Os participantes esperados vêm de diferentes partes do mundo, incluindo Canadá, Estados Unidos, Espanha, Turquia, Alemanha, Grécia, África do Sul, Malásia e Brasil. A ativista brasileira Adriana Machado, membro do Partido da Causa Operária, está em Paris e irá se juntar ao grupo no Cairo em breve. Embora haja incertezas sobre como o governo egípcio reagirá à mobilização, a determinação dos ativistas permanece firme.

Adriana destaca a indignação diante das imagens diárias de sofrimento em Gaza, afirmando que a marcha é uma resposta global ao imperialismo e ao sionismo, que, segundo ela, perpetuam um genocídio contra os palestinos.

A meta da marcha é semelhante à dos ativistas da Flotilha da Liberdade: romper com o bloqueio de mais de três meses de Israel, que afeta mais de 2 milhões de palestinos. Cerca de 3 mil caminhões de ajuda humanitária estão parados na fronteira com o Egito, segundo a ONU.

A ONG Vozes Judaicas Pela Paz convoca seus apoiadores a se unirem à Marcha Global para Gaza, enfatizando que a situação em Gaza se tornou insustentável e que a comunidade internacional falhou em garantir justiça para o povo palestino. Uma grande congregação internacional está prevista para se reunir no Egito e seguir em direção à fronteira com Rafah no dia 15 de junho.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:14 am
Anoitecer
05:20 pm
18ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
24/07
Qui
Mínima
20ºC
Máxima
23ºC
25/07
Sex
Mínima
19ºC
Máxima
25ºC
26/07
Sáb
Mínima
20ºC
Máxima
26ºC
27/07
Dom
Mínima
20ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Plantas perfeitas para banheiros e lavabos com luz natural

Leia também