O presidente da França, Emmanuel Macron, solicitou a suspensão dos investimentos planejados por empresas europeias nos Estados Unidos. Essa demanda veio na esteira da recente decisão do presidente americano, Donald Trump, de implementar tarifas globais nas importações.
Durante uma reunião com líderes da indústria francesa, Macron ressaltou a importância de conter novos investimentos até que a situação com os EUA esteja mais clara. “Os investimentos futuros ou aqueles anunciados nas últimas semanas devem ser suspensos”, afirmou Macron, enfatizando a necessidade de uma resposta coordenada da Europa.
O presidente francês também mencionou que todas as opções estão em consideração, incluindo a utilização de um mecanismo anticoerção e a análise de medidas direcionadas a serviços digitais, além de estudar as consequências para o financiamento da economia dos Estados Unidos.
Macron declarou que qualquer retaliação às tarifas impostas será “mais massiva” do que as respostas anteriores relacionadas às tarifas de aço e alumínio. Ele qualificou as tarifas de Trump como “brutais e infundadas”, descrevendo-as como um choque para o comércio internacional. Segundo ele, a Europa deve implementar uma estratégia de resposta que leve em conta cada setor afetado.