A produção de trigo na União Europeia está prestes a apresentar uma recuperação significativa na temporada 2025/26, após atingir o menor nível em 12 anos. A Comissão Europeia divulgou suas primeiras projeções para este período, que se inicia em julho, estimando uma produção de trigo “soft” de 126,5 milhões de toneladas métricas. Essa previsão representa um aumento de 13% em relação às 111,8 milhões de toneladas estimadas para a temporada 2024/25.
Condições climáticas mais favoráveis em comparação ao ano anterior são um dos fatores que contribuem para essa recuperação. No último ciclo, chuvas intensas comprometeram o plantio e afetaram negativamente o desenvolvimento das safras.
Projeções de Importação e Exportação
As expectativas de importação e exportação de trigo na UE também refletem mudanças significativas:
– As importações de trigo “soft” devem diminuir para 3 milhões de toneladas, uma queda expressiva em relação aos 7 milhões previstos para a temporada atual.
– As exportações de trigo “soft” da UE foram fixadas em 29,8 milhões de toneladas, superando os 25 milhões previstas para 2024/25.
– Os estoques de trigo mole estão projetados para cair para 7,3 milhões de toneladas ao final de 2025/26, comparados aos 9,4 milhões projetados para o fim desta temporada.
– As importações de milho da UE também sofrerão uma redução, passando de 19,5 milhões de toneladas para 18,3 milhões de toneladas.
A Comissão Europeia observou que os acordos comerciais com a Ucrânia devem retornar a um sistema de cotas anteriores à guerra, uma vez que os atuais acordos de livre comércio expiram em 5 de junho. Essa mudança pode impactar ainda mais o mercado agrícola da região, influenciando as dinâmicas de oferta e demanda de trigo.