O encontro dos conselheiros das comunidades portuguesas na Ásia ocorrerá em Timor-Leste, marcado como um evento significativo para a interação entre as várias comunidades. Este é o primeiro evento do gênero a ser realizado no país, que em 2023 passou a contar com um conselheiro próprio. A reunião acontecerá na embaixada de Portugal em Díli e reunirá representantes do círculo da China, da Austrália e de Timor-Leste.
Desafios das comunidades portuguesas
Durante o encontro, serão discutidos diversos temas relevantes, principalmente os desafios enfrentados pelas comunidades portuguesas. O conselheiro da comunidade em Timor-Leste, Filipe Silva, destacou a importância de identificar os problemas comuns, apesar das diferenças entre as comunidades. Questões como o acesso dos emigrantes a serviços de saúde em Portugal, como médicos de família, serão abordadas.
Uma das preocupações específicas em Timor-Leste é a questão do voto por correspondência, que não pode ser aplicado devido à falta de um sistema de correio confiável. O atraso na entrega de correspondências é uma questão seria que afeta a participação cívica da comunidade.
Agenda de trabalho e cooperação
Na programação do Conselho Regional da Ásia e da Oceânia, está previsto um encontro com o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta. Além disso, debates sobre programas de cooperação nos setores da educação, associativismo e economia são esperados, junto com discussões sobre questões consulares e as potencialidades culturais.
Na sexta-feira, os conselheiros concentrarão suas discussões nos principais problemas enfrentados pelas comunidades portuguesas na Ásia e Oceânia, incluindo um encontro com a comunidade local em Timor-Leste, reforçando a importância da comunicação e cooperação entre as diversas comunidades portuguesas.
Este encontro é uma oportunidade valiosa para fortalecer laços e abordar de forma coletiva os desafios que as comunidades enfrentam à medida que se adaptam a novas realidades e buscam soluções viáveis para suas necessidades.