A Mocambo surgiu da necessidade de luta coletiva e da construção de um movimento negro independente, democrático e socialista. Com um novo olhar sobre as desigualdades raciais e do processo de resistência histórica do negro na diáspora, condensado na utopia de uma sociedade socialista em que a contribuição dos afro-brasileiros – como sujeitos do processo revolucionário – são elementos estruturante da ação política da Mocambo.
Neste sentido, a ação política da Mocambo se concentrará nas atividades que resgatam os valores e as tradições de luta do povo negro brasileiro, evidenciando o esse povo da condição de sujeito das tranformações e das mudanças sociais profundas necessárias no presente.
Mocambo é um dos símbolos históricos da resistência negra, indígena e popular no Brasil. Faz parte das experiências concretas de um modelo de organização comunitária, que constituiu as primeiras iniciativas históricas de emancipação do povo negro e de construção de uma sociedade livre e comunitarista que, ainda hoje, resiste e existe na sociedade brasileira como comunidades remanescentes quilombolas – localidades e territórios negros, no campo e nas cidades país à fora, formada por maioria de negros e negras. Além disso, Mocambo é uma palavra de origem africana que circula entre a militância negra com o sentido de “coisa de preto”.
A Mocambo tem como proposta uma organização unitária nacional de negros e negras contra o racismo e o capitalismo, sendo autônoma e independente, para estabelecer diálogos com o movimento negro, com a sociedade civil, com a classe política, com movimentos sociais, sejam eles sindicais, juventudes, feministas, LGBTQIAPN+, ambientais e populares, visando compreender em conjunto por onde o racismo estrutura toda a sociedade, para assim combater a supremacia branca patriarcal e denunciar seus privilégios, e apresentar outros caminhos a partir dos referenciais negros e contribuir para organizá-los na luta pela ruptura revolucionária com a ordem burguesa, para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, e por fim uma sociedade socialista.
É tempo de luta!
É tempo de luta coletiva!
É tempo de mocambagem!
Salve a Mocambo, instrumento coletivo de luta do povo negro!