sábado, 25 de maio de 2024

WhatsApp lança recurso ‘Canais’ com número ilimitado de participantes

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (13) o lançamento mundial do recurso ‘Canais’, que permite que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em um “grupo”, algo semelhante ao oferecido pelo Telegram.

A novidade faz do WhatsApp um novo canal de transmissão de informações em massa. A empresa declarou que a funcionalidade estará disponível para todos os usuários “nas próximas semanas”.

Como funciona?

O acesso será liberado aos poucos para os usuários, como acontece com cada novo recurso do WhatsApp.

Os Canais vão aparecer em uma aba separada: “Atualizações”, que, antes, se chamava “Status”. Ali, além dos stories, será possível encontrar os Canais novos, mais ativos e os mais populares. E, em um primeiro momento, só estarão disponíveis Canais de parceiros selecionados e verificados.

“Em breve”, todo mundo poderá criar seus “Canais”, afirmou Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para mercados estratégicos.

“Pessoas físicas e empresas poderão ter Canais sem limitação de participantes. Em outros países, nós já temos grupos com milhões de pessoas”, disse Horn ao g1.

Sem criptografia de ponta a ponta

Diferente do Telegram, a ferramenta não permite comentários, mas apenas reações com emojis aos conteúdos enviados. E, ao contrário das mensagens trocadas entre contas individuais e grupos, os Canais não são protegidos com a criptografia de ponta a ponta por padrão.

Horn disse ao g1 que o WhatsApp fará acompanhamento e moderação dos conteúdos que serão enviados. “Estamos preparados para coibir qualquer tema ilegal. Temos uma equipe no Brasil e será um trabalho parecido com o que é feito no Instagram e no Facebook”, afirmou o executivo.

Ele também explicou que os criadores não terão nenhuma informação dos participantes. Nem mesmo os contatos em comum poderão ver quais amigos e familiares estão em um canal.

E o ‘WhatsApp Comunidades’?

Os Canais lançados hoje são diferentes do WhatsApp Comunidades, que foi oficializado no Brasil no início deste ano.

O objetivo do Comunidades é reunir vários grupos do WhatsApp sob um mesmo guarda-chuva. Assim, o recurso permite adicionar até 50 grupos em uma comunidade, suportando até cinco mil pessoas.

“No caso do Comunidades, são grupos diferentes para interação. Existe uma a interação ali. Nos Canais, é um broadcast (transmissão). Uma pessoa só comunicando e várias recebendo, então é uma distribuição diferente de conteúdo”, diz o chefe do WhatsApp para mercados estratégicos.

*Com informações do portal G1

Leia também:

WhatsApp testa recurso para envio de fotos e vídeos na qualidade original

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Como usar IA Gemini para resumir vídeos

O Gemini é um chatbot de inteligência artificial do...

Apple anuncia Novos recursos de acessibilidade para 2024

A Apple revelou novos recursos de acessibilidade que estarão...

10 estratégias para auxilar nas vendas online

O e-commerce se tornou um importante filão para o...
g