...

Operadoras criam site que mostra se o seu CPF está sendo utilizado em pré-pagos para crimes

Com as facilidades em se criar novas contas, através de chip’s pré-pagos, muitos golpes surgiram com criminosos utilizando documentos de terceiros. Sem muito trabalho, números de telefones celular são vinculados ao CPF do usuário.

Um golpe clássico é do falso sequestro, ou a clonagem de redes sociais a partir de números telefônicos criados com de documentos idôneos. Mas já existem dispositivos que podem verificar se o seu CPF está sendo utilizado por outras pessoas.

Com a aprovação da Anatel, as principais operadoras do país (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo) criaram o portal “Cadastro Pré”. Por lá, é possível verificar a existência de linhas pré-pagas registradas em qualquer CPF.

Vale destacar que o site não mostra linhas de planos controle ou pós-pago. Além disso, por questões de privacidade, ele também não exibe o número de cada chip ou quantas linhas estão associadas ao CPF consultado. Na verdade, o “Cadastro Pré” apenas informa quais operadoras tem o pré-pago ativo e em quais estados.

Como verificar se o seu CPF está sendo utilizado por terceiros

Meu CPF está sendo utilizado, o que eu faço?

Se após a consulta você encontrou uma linha desconhecida em seu CPF, recomendo que entre em contato com a operadora para solicitar o cancelamento. Afinal, existe uma grande possibilidade de alguém está usando seus dados. O encerramento do número costuma acontecer em até 24 horas

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

Arleson Schneider
Arleson Schneider
Arleson Schneider é jornalista desde 2007, nascido e criado na periferia de Vitória. Formado também em contrabaixo, é amante de música e de livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g