segunda-feira, 14 de outubro de 2024

É possível que essa tecnologia ‘pense sozinha’?

A indústria do cinema já produziu diversos filmes com a temática da inteligência artificial (IA). Na grande maioria deles, essa tecnologia acaba dominando todos os espaços e controlando a humanidade. Porém, na realidade atual, as IAs produzidas não têm essa capacidade de desenvolver um pensamento próprio, ou seja, não são ainda alvo de preocupação.

O lançamento de Chatbots que criam animações deixou esse assunto em pauta nos grandes meios de comunicação. A cientista de comunicação Yeijin Choi falou sobre a ideia criada em torno das IAs, que gera medo e exagero. Continue lendo e descubra mais sobre o assunto!

Avanços com a inteligência artificial

Os avanços com a inteligência artificial assustam muitas pessoas, justamente por ser algo novo e com futuro incerto. Na entrevista, Choi, que é professora da Universidade de Washington, deixa claro que, por trabalhar com IA, ela entende as limitações, e por isso não acredita que essa tecnologia se torne senciente um dia.

Ela afirma, ao falar sobre a insegurança quanto ao uso do ChatGPT ou GPT-3 para desenvolver ilustrações, que esse medo da substituição humana pelas máquinas é infundada, uma vez que essa tecnologia não possui consciência para criar algo relevante

A cientista reforça que a proporção que a inteligência artificial tomou atualmente foi um pouco exagerada. Para algumas pessoas, a IA atual já passou no teste de Turing, o que a cientista discorda.

Esse teste se baseia na percepção das pessoas sobre o atendimento de uma IA ou de um humano. Caso a pessoa não saiba identificar exatamente com quem está falando, então a IA passa no teste.

Segundo ela, o GPT-3 teve uma proporção maior do que realmente ainda seria necessário. Embora existam avanços, são precisos novos estudos para que a IA adquira valores semelhantes aos humanos, principalmente os morais.

Até o momento, as IAs produzidas não têm a capacidade de desenvolver um pensamento próprio. Ela também reafirma que essa tecnologia poderá contribuir em muitos aspectos na evolução humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427