O Brasil garantiu uma vitória por 3 a 1 sobre a Colômbia em amistoso disputado nesta terça-feira (29), no estádio Kleber Andrade. Apesar da forte chuva que deixou o campo encharcado e comprometeu o gramado, a Seleção Brasileira demonstrou superioridade em um duelo acirrado, com direito a gols de Isa Haas, Giovana Queiroz e Adriana. O único gol colombiano foi marcado pela talentosa Linda Caicedo, que também protagonizou um embate com a zagueira brasileira Tarciane.
Embora a partida fosse apenas um amistoso, o clima em campo foi intenso, com empurrões e até uma expulsão da zagueira Carabalí, da Colômbia, que recebeu cartão vermelho no segundo tempo. O jogo acumulou um total de oito cartões amarelos, sendo dois deles para Carabalí. As condições do campo pioraram com o temporal, que formou poças e dificultou a movimentação da bola, tornando o jogo quase impraticável nos minutos finais.
O técnico Arthur Elias aproveitou o amistoso para realizar várias mudanças na equipe em relação ao confronto anterior contra a Colômbia, no sábado (26), que terminou empatado por 1 a 1. A seleção colombiana, por outro lado, manteve a maioria das titulares.
O próximo compromisso da Seleção Brasileira será uma série de amistosos contra a Austrália entre o final de novembro e o início de dezembro, com jogos marcados para os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.
Isa Haas destaca apoio da torcida e evolução da equipe
Após o jogo, Isa Haas, autora do primeiro gol brasileiro, comentou em entrevista para O Capixaba sobre a importância do apoio da torcida e a diferença de postura da equipe em relação ao jogo anterior:
“Primeiramente, quero agradecer à torcida que veio no sábado e hoje também. Apesar da chuva, o pessoal permaneceu. Acho que a diferença entre os dois jogos foi principalmente nossa imposição. No jogo passado, não começamos tão bem; neste, já começamos muito melhor. Conseguimos nos encontrar e ganhamos confiança. Graças a Deus, consegui fazer o gol em uma bola parada, algo que sabíamos que poderia decidir o jogo e trazer tranquilidade. A Gi (Giovana Queiroz) também foi muito feliz ao marcar”, disse Haas.
Isa também destacou as dificuldades trazidas pelo gramado encharcado no segundo tempo. “O segundo tempo ficou um pouco difícil por causa da chuva, e o campo não ajudou muito. Mas estou muito feliz com a vitória”, concluiu.
Tarciane comenta sua evolução na carreira e duelo com Linda Caicedo
A zagueira Tarciane, que teve uma atuação segura na marcação, falou em coletiva com orgulho sobre sua trajetória e sobre vestir a camisa da Seleção,
“Estou muito feliz e muito orgulhosa da carreira que estou construindo. Tudo aconteceu muito rápido desde que saí do Atlético para o Corinthians. Eu trabalho muito e tenho muito orgulho do que faço. Quando visto a camisa da Seleção, é para dar o meu melhor. Claro que a gente nunca quer errar; queremos sempre aproveitar da melhor forma. Acho que estou conseguindo viver esse momento, aproveitando cada segundo, e as coisas vão acontecendo naturalmente”, reforçou.
Tarciane também comentou sobre o embate com a atacante colombiana Linda Caicedo, que anotou o gol da Colômbia. “A Linda é uma jogadora muito difícil de marcar, muito habilidosa. Antes dos jogos, costumo assistir aos lances dela, mas mesmo assim ela surpreende. Desde o Sub-20, já jogamos algumas vezes contra, então já conheço algumas manias dela, e isso me ajuda a fazer a leitura das jogadas. Esse duelo é muito bom, e vocês ainda vão ver muitos embates entre nós. Graças a Deus, em todos os jogos que fiz contra ela, consegui ganhar a maioria das disputas. Hoje, joguei mais perto, e acho que ela não teve tanta vantagem, o que facilitou meu jogo.”
Próximos desafios
Com a vitória, a Seleção Brasileira segue com moral para enfrentar a Austrália nos amistosos do final de ano, que servirão como preparação para as competições oficiais.