Na última segunda-feira, 27, aconteceu a cerimônia do Fifa The Best, onde Lionel Messi levou o prêmio de melhor jogador do mundo.
Assim como em todos os anos, diversos astros do futebol estavam presentes, dentre eles Ronaldo Fenômeno, que fez questão de lembrar de Pelé.
Falecido no dia 29 de dezembro de 2022, Pelé é lembrado até hoje nas partidas do Paulistão e também foi mencionado na premiação do The Best.
Ronaldo Fenômeno, hoje proprietário do Cruzeiro, falou sobre a época em que Pelé estava em campo e todos os casos racistas do momento que o Rei do Futebol vivia.
“O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que era hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé, para que combatamos o preconceito”, afirmou Ronaldo, que seguiu falando sobre Pelé
“Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que ser viu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Eu também lembro dele como um amigo querido. Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou na minha casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida”, afirmou.
Ronaldo sequer conseguiu assistir a uma partida do Pelé em vida, já que nasceu em 1976 e o Rei encerrou sua carreira em 1977. Apesar disso, sempre foi demonstrado grande admiração de ambas as partes. Em 2002, quando o Brasil foi pentacampeão, proporcionaram momento que ficou marcado para a história com diversas fotos.
Leia também: Conheça o mercado das apostas no esporte