O futebol profissional do Espírito Santo vive o calvário de não conseguir sair da Série D do Campeonato Brasileiro e não figura em destaque nacional há anos. E quando se trata das categorias de base, poucas são as equipes que realmente investem e disputam as competições, ficando assim, em segundo plano.
No entanto, após 53 edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior – a competição mais importante de base – o Espírito Santo conseguiu um feito inédito com duas equipes, Porto Vitória e Aster, avançando à segunda fase Copinha.
Fundado em 16 de outubro de 2014, o Porto Vitória, diferente de outros clubes capixabas, sempre priorizou a base. O time, que é um dos maiores vencedores do ES e um grande celeiro de joias, só ingressou no futebol profissional em 2020. O técnico da equipe, Thiago Nogueira, ressaltou que o trabalho na base deu ao clube o feito de avançar já em sua primeira participação na maior competição do país.
“Há oito anos, o clube desenvolve um grande trabalho nas categorias base. Já revelamos vários atletas para grandes times do Brasil. Ser um time competitivo e avançar de fase na Copinha era um dos nossos objetivos”, destacou.
Com o feito histórico capixaba, o treinador ainda ressalta que este pode ser um momento de mudança de pensamento dos clubes capixabas para trazer mais investimentos para o desenvolvimento da garotada da base.
“Sem dúvidas que isso pode acontecer. Até porque, em 53 anos de história, o futebol capixaba nunca tinha avançado com duas equipes na Copinha. Este ano quebramos esse paradigma. Esperamos que a base do futebol capixaba seja vista com outros olhos a partir de agora, pois o investimento dá retorno”, pontuou.
Próxima fase
O Porto Vitória vai enfrentar o Goiás na próxima fase. O jogo único acontece nesta quinta-feira (12), a partir das 12h45, em Taubaté. Segundo o regulamento, em caso de empate a decisão da vaga será nos pênaltis. O treinador frisa que o objetivo é seguir vivo na competição.
“Fizemos uma grande primeira fase enfrentando, dentro do grupo, pelo menos três escolas diferentes de futebol (Fluminense, Imperatriz e Taubaté) e conseguimos a classificação. Teremos outro grande desafio contra uma grande equipe que é o Goiás. Esperamos fazer um bom jogo e vamos buscar a vitória para conseguir a classificação para a próxima fase”, finalizou o técnico Thiago Nogueira.
Já o Aster espera o encerramento do Grupo 23 para saber quem será o seu adversário. O time encara o líder, que será definido nesta quarta-feira (11), com o jogo entre Oeste e Internacional, às 21h45.