Atualmente o município já possui mais de 80 quilômetros em vias planejadas para bicicletas.
Mobilidade urbana sustentável, fortalecimento da ligação entre os bairros e incentivo à prática de atividade física. Os investimentos na ampliação da infraestrutura urbana da Serra irão garantir uma grande conquista para o cotidiano da população: nos próximos anos, a malha cicloviária do município irá alcançar mais de 100 km.
Expansão da malha cicloviária
Neste 19 de agosto, Dia do Ciclista, a Serra celebra uma conquista importante para o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer: atualmente, o município possui cerca de 83 quilômetros de ciclovias. Outros 14,1 km já estão em construção e irão interligar Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe. Há, ainda, a construção de uma nova ciclovia de 6,9 km com as obras do contorno de São Domingos. Outros projetos com ciclovias são a Terceira Via Serra-Vitória, o contorno de Jacaraípe, entre outros.
Novos projetos em desenvolvimento
Os projetos de ciclovias em vias já existentes farão a malha cicloviária ultrapassar 100 km. Outras vias planejadas também ganharão ciclovias e irão expandir ainda mais a malha cicloviária da Serra. Com a municipalização da atual BR-101, por exemplo, a Secretaria de Obras (Seob) pretende construir uma ciclovia na extensão da futura Avenida Mestre Álvaro, ligando polos comerciais.
Benefícios para a população
A secretária da Serra, Izabela Roriz, destaca que o plano cicloviário da Serra permitirá que os moradores acessem, de forma pública, segura e rápida, aos principais serviços de saúde, de educação, de comércio e de entretenimento do município.
“Já temos 83 km de ciclovias e, nos próximos anos, chegaremos a mais de 100 km. Há ainda a inclusão de ciclovias em novas vias planejadas. O plano cicloviário da Serra é ambicioso e nosso objetivo é garantir que ele transforme a cidade para melhor”, afirma.









