Entre os dias 1 e 3 de julho, Colatina, no Espírito Santo, será palco da terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade. Este evento contará com a avaliação de carcaças de aproximadamente 1.245 animais, destacando a importância da raça Nelore na pecuária.
A realização do circuito é uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Capixaba de Criadores de Nelore (ACCN), com o apoio do frigorífico Frisa e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Colatina, reconhecida como um dos principais polos pecuários do estado, abriga mais de 214 mil bovinos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria é da raça Nelore, notável por sua rusticidade, alta produtividade e adaptabilidade ao clima capixaba.
Durante o evento, Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB, expressou o entusiasmo pelo retorno a Colatina: “Estamos contentes e empolgados em retornar para mais uma edição do Circuito Nelore de Qualidade. Ano após ano, vemos um crescimento na qualidade, no cuidado e na dedicação dos pecuaristas com a raça Nelore na região.”
No dia 3 de julho, a programação começará às 6 horas com o abate dos animais. À tarde, a recepção dos convidados será às 15h, seguida pela abertura oficial às 16h. O consultor técnico em sistemas produtivos de pecuária de corte, Marco Gambale, fará uma apresentação sobre melhoria no desempenho dos bovinos e o papel da ultrassonografia na avaliação da carcaça.
Às 17h15, a especialista Marianne Tufani discutirá as tendências do mercado pecuário para 2025. Os resultados das avaliações dos animais serão divulgados às 18h, encerrando o dia com um jantar de confraternização às 19h.