Uma baleia-franca-austral (Eubalaena australis), conhecida como franca-do-sul, foi avistada nas águas próximas à praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, na tarde de sábado (19). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou a aparição, que foi registrada em vídeos por frequentadores da região, compartilhados nas redes sociais.
Identificação da espécie
Lupercio Barbosa, pesquisador de mamíferos marinhos e fundador do Instituto ORCA, explicou que a identificação da baleia-franca-austral se deve a características como a coloração negra, o formato mais alargado da cauda e, principalmente, o borrifo em formato de “V” típico dessa espécie.
“Quando eu vi a cor negra e a cauda mais alargada, já tinha uma ideia. Depois que vi o borrifo, tive 100% de certeza”, comentou Barbosa.
Migração e comportamento
Esta época do ano é marcada pela migração da franca-do-sul e de outras espécies, como a jubarte, em busca de águas mais quentes. Barbosa enfatizou que enquanto as jubartes tendem a ficar distantes da praia, a baleia-franca-austral se aproxima mais da costa.
“É comum que elas venham para essas áreas, geralmente com filhotes, para descansar, cuidar das crias e amamentar”, adicionou.
Distribuição da espécie
Embora a baleia-franca-austral seja mais frequentemente avistada em praias de Santa Catarina, no Sul do Brasil, há um número significativo de avistamentos na Península de Valdés, na Argentina. Segundo o Projeto Franca Austral, durante o verão no hemisfério sul, esses mamíferos habitam regiões polares e, com a chegada do inverno, migram para águas tropicais, onde realizam sua reprodução.
Uma observação próxima à praia de Guriri destaca a biodiversidade e a riqueza do litoral brasileiro, atraindo o interesse não apenas de pesquisadores, mas também de visitantes em busca de experiências únicas em contato com a natureza.






